UOL Mídia GlobalUOL Mídia Global
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL MÍDIA GLOBAL


24/04/2007
Quer economizar em Londres? Então pense pequeno

Jane Perlez

Um recém-chegado em Londres tem que começar a jornada partindo da premissa de que poucas coisas têm preços razoáveis nesta cidade. Para os iniciantes, há o passe de metrô por 4 libras que lhe levará até uma certa estação. A partir daí a busca por uma refeição modesta em restaurantes freqüentemente parece assustadoramente similar a que você pôde esperar que ocorra em Nova York - a única diferença é a de que os preços estão em libras, não em dólares, o que praticamente dobra o custo da saída.

Jonathan Player/The New York Times 
No espanhol Tendido Cero, boas opções de tapas a um preço justo e num ambiente alegre

Ainda assim, Londres anda muito animada ultimamente, e muitos londrinos - e pode incluir entre eles os russos e provenientes da Oriente Médio e da Ásia de todos os tipos - parecem imunes aos preços, se conformando com a situação comendo e bebendo a preços estratosféricos.

Uma boa maneira para conter o custo de comer fora em Londres é escolher lugares especializados em tapas ou em menus de degustação. Mas encontrar comida interessante por bons preços pode ser uma questão de ficar atento ao boca-a-boca, ou então mera questão de sorte e de instinto. Alguns locais:

Tendido Cero

Este é o menos caro da dupla de restaurantes espanhóis, e o outro de mesma propriedade também fica na Old Brompton Road em South Kensington. O Tendido Cero oferece atmosfera animada e tapas frescos, incluindo minilulas na tinta cozidas com arroz por 6,50 libras (U$ 13 considerando a libra a 2 dólares, ou R$ 26 com a libra valendo 4 reais), minianchovas marinadas no azeite de oliva com salsa e alho, bem carregadas no alho (5 libras) e aspargos verdes frescos fritos no azeite de oliva e no sal marinho (4,50 libras). Uma recente tábua de quatro queijos espanhóis com marmelo incluía um queijo Manchego duro (6,50 libras). Para esbanjar um pouco, os devotos do presunto podiam escolher o item mais caro no menu: 100 gramas de jamon de porco negro alimentado com frutos de carvalho (14, 50 libras).

Gente amigável da vizinhança costuma lotar as banquetas negras do local. O décor é moderno - percebe-se o tom informal num grande vaso de girassóis que fica na entrada, no teto em carmim e em parte de uma parede ocupada por prateleiras em metal cheias de louças espanholas.

Ye Olde Cheshire Cheese

A alma da velha Londres e a séria culinária britânica são as credenciais do Ye Olde Cheshire, um aglomerado de balcões em madeira escura e de salões para jantar espalhado por três andares num prédio do século 16 na Fleet Street.

O lugar parece intocado desde que Samuel Johnson comeu no Chop Room, um refeitório logo na entrada do estabelecimento. Um retrato do Dr. Johnson em moldura dourada paira sobre sua antiga mesa. Quando visitamos o local, a mesa dele era ocupada por um editor de jornal britânico e seu colega vestidos de terno e gravata, consumindo rapidamente uma garrafa de vinho tinto com o almoço. Estes clientes poderiam estar num restaurante mais afluente mas, mesmo entre os londrinos mais sofisticados, o Cheshire Cheese mantém uma clientela fiel.

A comida era digna de nota por seu caráter anos cinqüenta - uma salada de presunto com duas fatias finas de presunto, visivelmente recém-desembrulhadas, acompanhada de alface gelada e beterrabas (por 7,25 libras). A salada de salmão macerado se caracterizava por ser uma fina fatia de salmão sobre uma salada similar (7,50 libras). O fish and chips - duas postas de peixe à milanesa com uma generosa porção de batatas fritas - veio com "mushy peas", ou seja, ervilhas verdes bem-cozidas comuns em internatos ingleses (7,75 libras). O pudim de melado extremamente doce é o que há de bom, servido com creme quente (3,95 libras). A cerveja aqui é considerada a mais barata, entre todos os pubs de Londres: 1,07 libras por meia caneca pint com cerveja bitter ale.

Bar Shu

A culinária chinesa típica de Sichuan demorou para chegar a Londres, mas agora floresce no Bar Shu na Frith Street, no coração de Soho. O restaurante, que se espalha por dois andares, abriu há um ano provocando comoção entre os críticos de gastronomia em Londres. Os pratos eram picantes demais, disseram os críticos. Mas, se você ficasse longe dos pratos mais caros e se concentrasse nos pratos clássicos mais modestos, o menu valia a pena em termos de preço, disseram os críticos. Recomendaram-me experimentar o Bar Shu para provar as melhores ervilhas na cidade.

As ervilhas secas fritas num cozido com carne de porco moída e uma folha de mostarda verde de Sichuan, ya chai (8,50 libras), eram certamente viciantes de tão boas. (E não estavam picantes.) O bife de carne seca picante, prodigamente coberto com chili e pimenta de Sichuan, tinha um alerta escrito no cardápio- dois sinais de pimentão. E estavam de acordo com a cotação - um monte de pequenas tiras de bife veio repleto de pimentas vermelhas e estava picante de gritar (8,90 libras). Nosso prato favorito foi um mais suave, lulas ao bafo com cebolinha chinesa (12 libras). Em vez de uma sobremesa doce, eu terminei com a recomendada sopa de galinha, um caldo suave com postas de tubérculo e cogumelo da neve (3 libras). Há uma carta de vinhos bem completa, e a taça de vinho sai por 4,50 libras.

E&O

Local conhecido em Notting Hill com fama de ter cozinha consistentemente deliciosa, o E&O tem entre sua clientela variada gente que vive naquela área elegante. O nome do restaurante é uma abreviatura para Eastern and Oriental, sintomático nome para caracterizar a comida thai, chinesa e japonesa que é servida em pratos pequenos e criada por um restaurateur australiano, Will Ricker, proprietário de vários outros locais bem sucedidos em Londres.

Degustar é a idéia principal por lá, e com escolhas inteligentes o custo pode até ser razoável. As folhas de betel recheadas com coco e romã - três delas dispostas num prato retangular fino - estavam leves e crocantes (5,50 libras). Os dumplings (pastéis cozidos) de frango e tofu estavam frescos e mornos (4 a 6 libras). O pato com melancia e castanhas de caju estava consistente (11 libras), e o tempura de bacalhau negro com miso aioli (8,.50 libras) é um favorito. É bom reservar algum espaço no estômago para os aveludados e sublimes sorbets (5 libras).

O belo salão quadrado, pleno de luz e decorado com banquetas, toalhas de mesa brancas e madeira escura, é um bom lugar para se ver gente de Londres; e o bar logo na entrada fica sempre cheio. A carta de vinhos começa com preços a partir de 13 libras para uma garrafa de branco italiano; o vinho em taças começa a partir de 4,50 libras.

Alounak

Aconchegante restaurante de bairro em Notting Hill, com tijolos expostos e um forno de pão logo na entrada, o Alounak oferece consistentes refeições iranianas e com preços razoáveis - pelos padrões de Londres. Além disso, julgando pelo número de iranianos que comem por lá, a comida é bem autêntica.

O menu apresenta um prato do dia, junto com uma ampla variedade de pratos a la carte. Como entrada, nós saboreamos queijo feta servido com porção generosa de folhas de hortelã e pepino sem pele, nozes e folhas de radice vermelho. Na terça-feira em que comemos por lá, o prato do dia era frango com frutas silvestres doces e azedas misturadas com açafrão (7,20 libras). Junto com a generosa porção de frango veio uma também generosa porção de arroz. Meu amigo escolheu o frango desossado marinado em açafrão e alho, também por 7,20 libras. O prato mais caro era um kebab misto de filet e carne moída de carneiro (11,10 libras).

A sobremesa ao estilo do faludeh indiano, de coco ralado com água de rosas (2.20 libras), compôs o doce encerramento, e o chá com cardamomo servido em copos finos arrematou com um finale perfeito. O Alounak não serve álcool, mas um supermercado Sainsbury perto dali vende o vinho.

Popina

Para aqueles que viajam com orçamento verdadeiramente frugal, as tortas e quiches da Popina podem salvar a jornada. Um amigo indonésio bem duro de grana sobreviveu em Londres neste último inverno estocando as tortas de cogumelo vendidas nas feiras de fim de semana da cidade. A Popina, fundada por Isidora Popovic, uma sérvia que veio para Londres no início dos anos noventa, vende tortas salgadas e doces por 2,50 libras a porção e por 7,50 libras uma torta para quatro pessoas.

A torta é feita com farinha inglesa moída na pedra, manteiga inglesa sem sal e ovos orgânicos de Kent. O cardápio de primavera inclui uma torta de batatinha assada; uma torta de batata, alho e alho-poró; e uma outra com espinafre, feta e tomate.

Dos Faludehs às velhas assombrações do Dr. Johnson

Tendido Cero (174 Old Brompton Road, SW5; 44-20-7370-3685). Aproximadamente 30 libras (U$ 60, considerando $2 a libra) para dois, sem incluir o vinho. A carta de vinhos se concentra em vinhos ao redor de 20 libras; taça a 4,50 libras. De segunda-feira a Domingo, de meio-dia à meia-noite.

Ye Olde Cheshire Cheese (145 Fleet St., EC4A; 44-20-7353-6170). Aproximadamente 25 libras para duas pessoas, incluindo a cerveja. De segunda-feira a sexta-feira, de meio-dia às 11 da noite; sábados, de meio-dia às 3:30 da tarde e de 5:30 às 11 da noite; Domingos, de meio-dia às 3:30 da tarde.

Bar Shu (28 Frith St., W1D; 44-20-7287-8822). Aproximadamente 50 libras para duas pessoas, sem o vinho. Diariamente, do meio-dia à meia-noite.

E&O (14 Blenheim Crescent, W11; 44-20-7229-5454). Aproximadamente 60 libras para duas pessoas, sem o vinho. Reservas são essenciais para o jantar, especialmente para quando vai chegando o fim de semana e no próprio fim de semana. Diariamente, do meio-dia à meia-noite.

Alounak (44 Westbourne Grove, W2; 44-20-7229-0416). Aproximadamente 30 libras para duas pessoas. Diariamente, do meio-dia à meia-noite.

As tortas da loja Popina estão disponíveis em feiras e mercados (farmers'markets) de fins de semana. Sábados: nos farmers'markets da Pimlico Road, de Richmond e de Partridges na praça Duke of York. Domingos: nos farmers'markets de Queens Park e Clapham, nos jardins de Bonneville.

Tradução: Marcelo Godoy

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA





Shopping UOL

Gravadores Externosde DVD a partir
de R$ 255,00
Câmera Sony6MP a partir
de R$ 498,00
TVs 29 polegadas:Encontre modelos
a partir de R$ 699