UOL Notícias Internacional
 

29/05/2007

Notas sobre saúde e boa forma - Consumo elevado de café parece diminuir o risco de gota nos homens

The New York Times
Homens que bebem muito café podem correr menos risco de desenvolver a gota, uma dolorosa doença inflamatória, dizem os pesquisadores.

Embora pouca gente sugira que os homens tomem quantidades cavalares de café, já que isso poderia trazer conseqüências nefastas para a saúde, os pesquisadores descobriram que quanto maior a quantidade da bebida tomada pelos indivíduos estudados, menor a chance de que estes desenvolvessem a doença.

O estudo, liderado pelo médico Hyon K. Choi, da Universidade de British Columbia e do Brigham and Women's Hospital, será publicada na edição de junho do periódico "Arthritis & Rheumatism".

As pessoas que sofrem de gota experimentam ataques de artrite que surgem repentinamente e que são causados por níveis excessivos de ácido úrico. O ácido úrico provoca um acúmulo de cristais nas articulações.

A descoberta se baseou em um estudo realizado com mais de 45 homens durante 12 anos.

Os homens que beberam de quatro a cinco xícaras de café por dia apresentaram um risco 40% menor de sofrerem de gota do que aqueles que não tomaram nenhuma xícara. O risco foi 59% menor entre o grupo que bebeu seis xícaras ou mais de café por dia.

Os pesquisadores dizem que pode haver vários motivos para que o café reduza o risco da gota, entre eles a sua tendência a diminuir o nível de ácido úrico no sangue. A cafeína não parece desempenhar um grande papel nesse processo, mas os outros componentes do café podem afetar os níveis de insulina. UOL

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,28
    3,182
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host