UOL Notícias Internacional
 

29/05/2007

Notas sobre saúde e boa forma: Funcionários obesos correm mais risco de se machucarem no trabalho

The New York Times
As companhias freqüentemente encorajam os seus funcionários a manter o peso baixo como forma de melhorar a saúde geral do quadro funcional e reduzir os custos médicos. Mas pode haver outro bom motivo para que os patrões estimulem o combate à obesidade: a segurança no ambiente de trabalho. Um novo estudo demonstra que funcionários com sobrepeso ou obesos têm maior probabilidade que os outros trabalhadores de se machucarem no trabalho.

Publicado em maio, na versão online do periódico "The American Journal of Epidemiology", o estudo informa que trabalhadores muito pesados correm o risco de enfrentar diversos problemas.

Não se trata apenas de problemas causados com o passar do tempo devido ao estresse excessivo provocado pelo corpo muito pesado, como a síndrome do túnel carpal. Os pesquisadores, liderados por Keshia M. Pollack, da Universidade Johns Hopkins, também descobriram um risco significativamente mais elevado de lesões traumáticas resultantes de acidentes isolados.

O estudo se baseia em uma análise de registros médicos e de acidentes relativos a mais de 7.600 pessoas empregadas por uma companhia norte-americana fabricante de alumínio em oito usinas.

No decorrer de três anos, 29% dos trabalhadores se machucaram pelo menos uma vez. Quase 70% dessas lesões puderam ser tratadas apenas com primeiros socorros, mas as restantes foram suficientemente graves para que se exigisse o preenchimento de um relatório governamental.

Quando os pesquisadores examinaram as fichas de saúde dessas pessoas machucadas, eles descobriram que 85% delas apresentavam sobrepeso ou eram obesas. As lesões incluíam estiramentos e deslocamentos, bem como problemas na coluna e nos ombros.

De acordo com o estudo, há diversas explicações possíveis. As pessoas muito pesadas podem estar mais sujeitas à fadiga, o que pode contribuir para lesões. A saúde geral dessas pessoas é provavelmente pior, e elas podem tomar medicamentos capazes de prejudicar a atenção.

Além disso, há o problema referente ao uso de equipamentos de segurança projetados para pessoas menores. "É possível que os equipamentos pessoais de proteção, como luvas e óculos, sejam menos utilizados pelos trabalhadores obesos devido à falta de conforto, dificuldade de ajuste ou indisponibilidade", sugere o estudo. UOL

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    1,18
    65.148,35
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host