UOL Notícias Internacional
 

20/05/2008

Os benefícios (ou não) de beber muita água

The New York Times
Nicholas Bakalar
Beber muita água deveria ser saudável, mas, ao que parece, há pouco respaldo científico para essa convicção. Uma análise de estudos clínicos não encontrou nenhuma evidência de que beber oito copos de água por dia, a recomendação usual, seja benéfico para uma pessoa saudável.

Muitas afirmações já foram feitas em relação à água - que ela previne dores de cabeça, elimina "venenos" perigosos para o corpo, melhora o funcionamento de vários órgãos e está associada à redução do risco de várias doenças. No entanto, nenhuma dessas afirmações está fundamentada em evidências científicas. Os autores nem mesmo conseguiram encontrar qualquer estudo que leve à regra dos "oito copos por dia", cuja origem continua desconhecida.

Os pesquisadores afirmaram, na edição de junho do The Journal of the American Society of Nephrology, que alguns estudos descobriram evidências de que beber muita água ajuda os rins a eliminar sódio, e a retenção de sódio a longo prazo pode aumentar o risco de hipertensão, mas não foi estabelecida nenhuma relevância clínica para o fenômeno. A água também ajuda a eliminar uréia, mas uréia não é uma toxina.

Há uma evidência "intrigante" de que a água ajude a diminuir o apetite e controlar o ganho de peso, afirmam os autores, dizendo serem necessários mais estudos.

"Em circunstâncias normais", disse Dr. Stanley Goldfarb, co-autor e professor de medicina da University of Pennsylvania, "beber ainda mais água é desnecessário. Quero livrar as pessoas do peso de carregar garrafinhas de água por aí o dia inteiro". The New York News Service

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host