UOL Notícias Internacional
 

26/06/2008

Amamentação protege mães contra a artrite

The New York Times
Nicholas Bakalar
Um estudo sueco sugere mais uma vantagem da amamentação, desta vez para a mãe: ela reduz o risco de artrite reumatóide.

Pesquisadores compararam 136 mulheres com artrite reumatóide a 544 mulheres saudáveis de idade similar. Depois de controlar fatores que incluíam cigarros e nível educacional, eles descobriram que mulheres que amamentaram de um a 12 meses reduziram seu risco de artrite em 25%, e que aquelas que amamentaram por mais de um ano cortaram seus riscos pela metade.

"Amamentar por um ano inteiro é difícil para muitas mulheres", diz o Dr. Mitra Pikwer, o autor principal e médico residente no Malmo University Hospital em Malmo, na Suécia. "Mas mesmo se você amamentar por um mês ou dois, já faz diferença."

Embora o mecanismo não esteja claro, os cientistas escrevem que o efeito protetor pode vir de mudanças em longo prazo no sistema imunológico da mãe, induzidas pela amamentação.

O estudo apareceu online em 13 de maio em "The Annals of Rheumatic Diseases".

Os autores reconhecem que é difícil separar o efeito da amamentação do nascimento em si. Mas eles descobriram que o número de crianças nascidas de uma mãe não afetou os resultados.

A abordagem baseada na comunidade e o fato de que os dados sobre a amamentação foram coletados antes do princípio da doença deram força ao estudo. The New York News Service

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host