UOL Notícias Internacional
 

26/06/2008

Estudo relaciona poluição do ar a coágulos na perna

The New York Times
Nicholas Bakalar
A exposição à poluição do ar aumenta o risco de trombose em veias profundas (ou DVT - Deep-Vein Thrombosis), os coágulos que aparecem comumente nas veias da perna. E quanto pior a poluição do ar, maior é o risco.

Pesquisadores estudaram 871 pacientes com DVT na região de Lombardia na Itália, comparando-os com 1.210 pessoas saudáveis.

Eles testaram níveis de poluição do ar particulada - poeira, fuligem e outros pequenos pedaços de matéria suspensos no ar - nas áreas onde os pacientes vivem, usando monitores em 53 locais por um período de um ano. O estudo foi publicado em 12 de maio em The Archives of Internal Medicine.

Depois de se adaptarem para diversos fatores de saúde, os pesquisadores descobriram que para cada aumento de 10 microgramas de matéria particulada por metro cúbico, o risco de DVT aumentava em 70%. O efeito da poluição do ar era menor em mulheres e totalmente não aparente para os que usavam contraceptivos orais ou faziam tratamento hormonal. Os contraceptivos orais por si só aumentam o risco de coágulos, mas a poluição do ar não agregou qualquer efeito.

"É um risco viver onde a poluição é grande", diz o Dr. Andrea Baccarelli, o principal autor e professor assistente de saúde ambiental na Universidade de Milão. "Mas a poluição do ar não é o único risco de DVT. Particularmente, isso enfatiza a necessidade de se ter um modo de vida saudável". Isso é importante onde quer que você more, mas é ainda mais importante se você viver onde há muita poluição". The New York News Service

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h09

    -0,80
    3,257
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h10

    1,05
    63.889,39
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host