UOL Notícias Internacional
 

24/04/2009

Pegue 1 receita, corte, reduza e sirva

The New York Times
Lawrence Downes
Qual é a utilidade do Twitter para mim? Não sou interessante o suficiente para que acompanhem minha vida. Para transmitir o esplendor encapsulado da minha vida a qualquer momento, 140 caracteres é muito.
O mesmo, acrescento com relutância, vale para você: a menos que esteja sofrendo uma hemorragia, acho que posso esperar para saber o que anda fazendo até a próxima vez que conversarmos. Vamos tomar um café mais tarde, querida.

Mas, espere um pouco. Há uma coisa interessante. Uma mulher na Irlanda do Norte virou o solipsismo do Twitter do avesso. Ela não envia "tweets" para contar a seus seguidores coisas sobre ela mesma. Em vez disso, suas mensagens falam de coisas úteis e interessantes, coisas que seus leitores podem de fato querer saber.

Ela publica receitas.

Tagine c/mel: rfg 500g inhame ou cordeiro/Cs óleo&mant/cc curc&geng&s(MAIS)p&canela; (MAIS)x ceb&cen9m; (MAIS)x caldo/3Cs mel/9ameixa. Cbr(+ou-)h(A)205C.

Biscotti: mist 1/3x açu/3Cs óleo/ovo/cc ess anis; (MAIS)x fari/cc fermquim. Enrole para caber ass; amasse. 30m(A)375/190C.
Corte(+ou-)14; doure(MAIS)6m/lado.

Olhe com atenção. São incríveis demonstrações de síntese.
Ingredientes, ações, quantidades, tempos e temperaturas - tanto em Fahrenheit quanto Celsius - reduzidos ao máximo da consistência, densidade e clareza. Um prato, uma refeição, uma viagem pelos sabores magicamente embrulhada na menor bolsa de viagem.

E ela tem dúzias delas:

Macarrão Kashgar: mist3,5x fari/2ovo/cc sal; amasse(MAIS)12Cs h2o.
Corte4; enrole30x10cm/12x4". Corte diag cm/,5". Cbr30m.
Aprt(MAIS)estique dbr. Ferva6m.

Orzo de Aspargo e Açafrão: doure x orzo/Cs mant/alho; (MAIS),25cc açfr&s(MAIS)c/2,5x caldo. Cbr(A)baixo9m; (MAIS)2x asprg3m.
Dbr(MAIS)8Cs parmesão. Srv c/ parm.

Você pode encontrá-las em twitter.com/cookbook. "Receitas minúsculas condensadas por @Maureen", diz o site. "Serve 3-4. Ideias deliciosas vindas do mundo inteiro".

Tanto o @cookbook e @Maureen são postados por Maureen Evans, 27, da Columbia Britânica, que cursa mestrado em escrita criativa na Universidade Queen em Belfast.

Apesar de não ser formada em culinária, ela gosta de viajar e é uma cozinheira entusiasta, com uma conexão estreita com o Twitter por intermédio de seu parceiro, Blaine Cook, que foi o principal arquiteto do Twitter. Eles moram no litoral num castelo alugado; quando falei com ela por telefone outro dia, ela disse que estava olhando para a maré baixa lá fora.

"Faço isso como um hobby no intervalo do café", diz ela. "É como fazer sudoku. Eu de fato me divirto com a complexidade das receitas que consigo colocar em 140 caracteres". As receitas vêm da sua coleção de livros de culinária e de suas viagens. "São soluções para ingredientes frescos e da temporada".

Os tweets de receitas de Evans, que começaram para seus amigos, atraíram mais de 6 mil seguidores e a cobertura da imprensa britânica.
"Eles atraíram uma quantidade bizarra de atenção em comparação ao que eu considero meu trabalho mais sério", diz ela, referindo-se à sua vida de poeta, escritora e anarquista. "O que talvez seja uma indicação de que nós não devemos nos levar tão a sério".

Pelo telefone e online, ela soa como uma sonhadora meticulosa. As entradas do seu Twitter pessoal são todas escritas em senryu, uma métrica poética parecida com o haikai. Eis uma delas: "As a Catholic schooled atheist, I'm sorry for an awful naught." [algo como: "Como uma católica atéia escolada, peço desculpas por coisas banais".]

Pedi para ela descrever seu maior feito de síntese; ela disse que provavelmente é o texto que segue, por causa das ações envolvidas:
Massa de Strudel: crt 2Cs mant/1cc far/amasse purê. Bata c/ 2cc ferm /2Cs h2o; cresce1h. Num pano estique devagar 17x25"; corte-1"/ pincele bem.

Como qualquer autor, os escritores de livros de culinária podem ser
eloquentes: contadores regionais, escritores de memórias enferrujados, pregadores vegetarianos. Eles tentam recheá-lo com histórias e anedotas, quando tudo o que você quer são os ingrediente e a técnica.
(Nem todos, é claro, são assim. Mark Bittman, o Minimalista do The New York Times e meu guru na cozinha, é um mestre da síntese. Mas perto de Evans, ele é Fidel Castro.)

Chocolate a la Taza: Espanhol. Derr 8oz/227g chocamrg/2x h2o; (MAIS)2x milk/x h2o(MAIS)3Cs maiz&açu. Mex(A)med(+ou-)7m (até consist iogurte); (MAIS).5cc baunilha.

Posso ouvir as críticas. Uma vez que estão na Internet, porque não pegar a receita inteira, com fotos, e talvez um vídeo? Não existe uma crise mundial de pixels, então por que arriscar a clareza e a compreensão em prol da camisa-de-força de 140 caracteres do Twitter?

Não tenho resposta para isso, a não ser que é divertido decodificar e cozinhar os tweets de Evan. É um prazer olhar para eles - estranhamente atraentes, como bonsais ou os ovos de Fabergé. E (sem querer estragar a surpresa), eles funcionam.

Tentei vários outro dia. E estabeleci uma regra para mim mesmo: o tweet era como um texto sagrado; nenhuma realidade existia além dele.
Tudo o que eu sabia deveria vir do tweet. Para tornar mais difícil, escolhi duas receitas internacionais cujos nomes não reconheci. Elas não me inspiravam nenhuma associação; os resultados seriam uma surpresa.

Lahmacun: Turco. Bata Cs ferm/cc açu&salt/1,5x h2o/2x fari; cresce h.
Enrole/topo3 c 2x feta&verdes/ovo/4Cs mant; 15m(A)450F/230C. Srv c limão.

Fazer a massa foi bem fácil, mas "Enrole/topo3" me deixou perdido. A massa ficou molhada e pegajosa e impossível de manusear. Eu a virei numa folha de papel manteiga e amassei-a em forma de retângulo o melhor que pude, mais ou menos no formato do Estado de Iowa. Coloquei o queijo feta numa tigela com espinafre fresco picado no lugar dos "verdes". Com ovo e manteiga (derretida, imaginei), formou-se uma boa pasta que passei sobre a massa como se fosse recheio de pizza. Isso não tinha como ser um rocambole, então assei assim mesmo.

Imediatamente entrei no Google e procurei por "lahmacun" - e encontrei "pizza turca", extremamente parecida com o que eu havia acabado de fazer. Era deliciosamente salgada e rica. Ainda não entendi o que significa "Enrole/topo3", mas quem se importa?

Knedliky: Tcheco. Cresce Cs ferm/cc leite/4Cs açu&far. Mist(MAIS)2x far/ovo/cc sal/3Cs óleo; cresce h. Enrole(+ou-)16; sele em volta lata de fruta 1/2. Vapor 17m.

A massa com ovos e fermento cresceu bem. Não entendi bem como ou porque eu deveria enrolá-la numa lata de frutas, ou que tipo de fruta usar. "Vapor" foi a palavra-chave aqui. Devem ser bolinhos, com pedaços de fruta dentro. Interpretei o "+ou-" como sendo "cerca de" 16 unidades. Eles saíram da cesta de bambu para cozimento a vapor muito parecidos com o "bao" chinês, com pedaços de pêssego em vez de porco.
Mmm... outro sucesso.

O tagine de cordeiro (veja acima) foi um grande hit, assim como esta receita:

Torta de cherívia: mist x. fari/,5cc açu/Cs espec torta/cc fermquim/,5cc sal c/ 5Cs óleo&leite/2ovo/cc bauni; (MAIS)x. cherívia pic. 25m(A)350F/175C forma fari.

Há outros cozinheiros de Twitter por aí, mas não encontrei nenhum com a mesma ambição de Evan. Visite twitter.com/tinyrecipes e você aprenderá como fazer arroz integral, molho para tacos e croutons. Mas receitas como essas não têm acompanhamentos e já são simples por natureza; colocá-las no Twitter não é nenhum feito.

Não deve ser o caso, disse-me um editor, de o Twitter ser a primeira grande inovação do mundo das receitas em 200 anos. Mas ele não precisa ser. Decodificar os tweets durante uma hora ou mais na cozinha é um desafio surpreendente. Isso força minha mente a pensar melhor, a preencher lacunas, a inovar e improvisar. Isso reintroduz o risco e a descoberta no ato de cozinhar, o que já é grande parte do prazer.

Spiced Sables: bata 8Cs mant&açu; (MAIS)ovo/.5cc bauni. Mist(MAIS)2x fari/cc canela /,5cc fermquim&salt/jogue pim caiena.
Esfrie/enrole/crt18.

Torta Ruibarbo Avesso: refogue6ramos;(MAIS)Cs açu/4Cs ess. fruta (MAIS)bater5Cs mant&açu/ovo/9Cs iogurte/x fari /cc fermquim&ervas /.5cc sal. 25m(A)350F/176C.

Yakisoba Manga: refogue 2Cs óleo/tomilho&alhoc/x poró&cogu 9m; (MAIS)x manga/,5cc pastacurryverm/4Cs limão/Cs tamari&ment. Jogue (MAIS)4oz/100g pasta al dente.

Tradução: Eloise De Vylder

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    1,28
    73.437,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host