UOL Notícias Internacional
 

21/07/2009

Acaba a diferença entre a participação eleitoral de negros e brancos nos EUA

The New York Times
Sam Roberts
Na eleição presidencial do ano passado, pela primeira vez os eleitores negros mais jovens votaram proporcionalmente mais do que os brancos, e o índice de participação das mulheres negras foi mais elevado do que o de qualquer outro grupo baseado em raça, etnia ou gênero, segundo confirmou um estudo divulgado nesta segunda-feira(20).

Como resultado, na eleição que produziu o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, a diferença histórica entre a participação de eleitores negros e brancos praticamente desapareceu.
  • Pela primeira vez nos EUA, os eleitores negros mais jovens votaram mais do que os brancos

A pesquisa do Departamento do Censo dos Estados Unidos revelou diferenças notáveis nos motivos pelos quais as pessoas disseram não ter votado. Um número de eleitores brancos três vezes maior do que o de eleitores negros afirmou não ter gostado dos candidatos ou das propostas de campanha.
Ao todo, 18% dos que não votaram disseram que estavam muito ocupados, 15% afirmaram que foram impedidos de votar por uma doença ou deficiência, 13% disseram que não se interessaram pela eleição e outros 13% que não gostaram dos candidatos ou das propostas.

O comparecimento total dos eleitores em 2008 foi mais ou menos igual ao registrado em 2004: cerca de 64% dos cidadãos com idade para votar.
Mas, com Barack Obama na disputa, o perfil dos 131 milhões de indivíduos que votaram no ano passado foi bastante diferente.

Enquanto o número de eleitores brancos não hispânicos permaneceu mais ou menos inalterado, a quantidade de eleitores que participaram da eleição do ano passado teve um aumento de dois milhões entre os negros, de dois milhões entre os latinos e de 600 mil entre os asiáticos. Em comparação com 2004, o índice de participação dos eleitores negros, asiáticos e hispânicos subiu quase 4%. Já o índice de participação dos eleitores negros diminuiu quase um ponto percentual.

Como resultado, segundo uma análise de William H. Frey, demógrafo da Brookings Institution, a proporção de eleitores brancos que votaram caiu de 79% em 2004 para 76% em 2008. O comparecimento variou bastante conforme o Estado, de 75% em Minnesota a 52% em Utah.Em vários Estados, incluindo Maryland, Mississípi, Missouri, Nevada, Ohio e Carolina do Sul, a participação dos eleitores negros superou a marca de 70%.
Segundo o Departamento do Censo, em 2004 apenas 60% dos eleitores negros votaram. Em 2008 esse número subiu para quase 65%. Ainda em 2008, 66% dos eleitores brancos votaram.

Mas uma das maiores mudanças foi na lacuna entre o registro dos eleitores negros e brancos. Em 2004, o índice de registros dos eleitores negros foi 10% menor do que o dos brancos. No ano passado, essa diferença foi reduzida a quatro pontos percentuais.

Dentre os 206 milhões de cidadãos com 18 anos ou mais, 71% registraram-se para votar. E entre aqueles que se registraram, 90% votaram em 2008.
Thom File, analista de eleições do Departamento do Censo, diz que a participação de negros de 18 a 24 anos de idade cresceu 8% em relação a 2004, chegando a 55%. Isso contribuiu para elevar o índice de participação geral dessa faixa etária para 49%, o que ainda é inferior aos índices referentes aos eleitores mais velhos.

Entre os eleitores de 18 a 24 anos e os de 25 a 44, os negros tiveram uma maior participação do que os brancos em 2008. Da mesma forma que uma análise feita neste ano pelo Centro de Pesquisas Pew, as últimas conclusões basearam-se em dados do censo e entrevistas.

"Em 2008, nós obviamente tivemos uma candidatura histórica", diz Paul Taylor, vice-presidente-executivo do centro Pew. "Essa é certamente uma explicação plausível para o aumento da participação do eleitorado negro. A questão era saber se as outras minorias votariam para esta minoria em especial. Ele não só conseguiu um grande número de votos, mas também uma grande participação eleitoral".

Tradução: UOL

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host