"Aceito", parte 2: Por que os casais decidem renovar seus votos

Linda Marx

  • Shutterstock

Após uma década ou duas de casamento, o que poderia levar alguém a contratar um organizador de festas, um bufê, florista e um celebrante, para então fazer uma surpresa para seu cônjuge com uma cerimônia e uma festa na qual eles renovam seus votos diante de dezenas de seus amigos mais próximos?

Com o atual índice de divórcios, alguns casais que aguentaram firme estão encontrando maneiras de celebrar—e possivelmente fortalecer—suas relações através de uma afirmação pública e ostentosa. Essas festas de re-compromisso, muitas vezes chamadas de renovação de votos, costumam ser conduzidas por um celebrante e, segundo James Sacco, um consultor de casamentos e eventos, têm a intenção de mostrar para "sua família e amigos que seu casamento ainda dá certo."

E ele representa um mercado crescente para espaços de casamentos, bem como para organizadores como Sacco, que trabalha no Claridge Hotel em Atlantic City, Nova Jersey. "Dos 56 casamentos que fizemos no último ano, pelo menos 16 eram renovações de votos", ele conta.

O Dr. Daniel Bober, psiquiatra e professor-assistente clínico no Centro de Estudos sobre a Criança da Universidade de Yale, disse: "Independentemente de os casais renovarem os votos para apagar problemas do passado, ou injetar mais romance na vida deles ao quebrar a rotina do casamento, eu vejo um crescimento nessa área."

Após 10 anos de casamento, Josh Woods queria fazer uma surpresa para sua mulher, Tiffany, com uma cerimônia de renovação de votos no dia 23 de junho, que ele planejou em segredo em um cenário à beira-mar perto de Key West, na Flórida.

"Tiffany e eu sempre falamos sobre quantos de nossos amigos estão divorciados, e como temos sorte de termos encontrado a felicidade, então decidi fazer uma verdadeira surpresa para ela para nosso aniversário de 10 anos de casados", disse Woods, 36, proprietário de uma loja de bancada de cozinhas em Indianapolis.

Woods contratou um celebrante para conduzir a cerimônia, um fotógrafo para registrá-la, e um pequeno grupo de amigos para serem testemunhas em Sunset Key, uma ilha particular onde gaivotas se enfileiram no píer e sirenes de nevoeiros soam ao fundo.

Enquanto Tiffany Woods, 34, recebia uma massagem antes do que ela achava que seria um jantar de aniversário, Josh Woods mandou entregar uma caixa contendo o vestido branco, os sapatos e as pérolas que ela usou no casamento deles em Indiana, em 17 de agosto de 2006. Além disso, ele contou ter contratado um profissional para fazer seu cabelo e maquiagem e incluiu um bilhete "dizendo que teríamos um jantar romântico à beira-mar em Sunset Key."

Ele soube que sua surpresa havia sido perfeita quando depois da cerimônia Tiffany Woods exclamou, radiante: "Estou chocada e emocionada." 

Renovações de votos tendem a ser mais informais que casamentos, e em geral têm de 60 a 75 convidados, em comparação com casamentos que costumam receber 200 pessoas, de acordo com Sacco. 

Rachael Ray, 47, a estrela dos programas de culinária da TV, juntamente com seu marido, o advogado e músico de rock John Cusimano, 48, realizaram uma renovação de votos setembro passado no Castello di Velona, o castelo toscano onde se casaram em 2005. O casal de Nova York levou de avião para a Itália quase cem familiares e amigos próximos, incluindo colegas chefes de cozinha da Food Network como Guy Fieri e Anne Burrell, para que eles pudessem compartilhar da experiência.

"Queríamos ter outra festa com nossa nova família e amigos", disse Ray, que usou um vestido Reem Acra e ganhou de seu marido um novo anel de diamante negro do Itay Malkin. O evento incluiu a cunhada de Ray como madrinha e uma sobrinha como florista. Seu pitbull Isaboo a acompanhou até o altar.

"Finalmente consegui comer um pouco do bolo de casamento", disse Ray sobre seu doce de quatro andares. "Não consegui comer da primeira vez."

Outros casais querem celebrar suas renovações de formas totalmente diferentes de seus casamentos, não como seus pais esperavam.

Casais que renovam seus votos tendem a "ter novas ideias sobre como celebrar suas uniões, e muitas vezes é com convidados que não estavam presentes no casamento original", disse Racquel Kristi, proprietária de uma empresa de eventos em Columbia, Maryland, que relata que cerca de 30% de seus eventos de casamentos são renovações de votos.

No caso de Dennis Cunningham, 51, a renovação de votos que ele organizou em Wellington, Flórida, no último Dia de Saint Patrick, para sua segunda mulher, Felicia Cunningham, 30, também tinha a intenção de mostrar para os convidados o homem que ele havia se tornado.

"Eu fui um marido e pai imaturo e ausente", disse ele a respeito de seu primeiro casamento. Agora no sexto ano de seu segundo casamento, Cunningham, CEO da Perfect Vodka, queria celebrar junto com suas duas filhas mais velhas, Amy, 21, e Amanda, 19, de sua primeira união, sua filha mais nova, Addison, que nasceu dia 6 de novembro, e 15 amigos. A breve cerimônia de renovação foi em uma romântica doca no terreno de um clube de polo. "Eu me tornei uma pessoa muito mais calma e percebi que a família é mais importante do que qualquer outra coisa", disse Cunningham.

Maquiagem incrementa looks de noivas com vestidos mais discretos

A renovação de votos não vai necessariamente consertar um casamento com problemas. Mas ela pode, como sugere Celeste Catania-Opris, uma terapeuta conjugal de Coral Springs, Flórida, ser parte de uma abordagem terapêutica. Ela disse que as sessões que conduziu com casais levaram a seis deles renovarem formalmente seus votos.

"Em um esforço de ajudá-los a reviver aqueles sentimentos do começo da relação, eu digo para que eles tentem se lembrar como se sentiram quando caminharam até o altar", disse Catania-Opris, que ajudou a "levá-los de um lugar negativo para um lugar positivo."            

Assim como com um casamento, planejar uma cerimônia cheia de significado como uma renovação é um grande investimento de tempo e dinheiro. "Muitos casais esperam para fazer isso muitos anos depois para celebrar um aniversário importante", diz Celia Milton, uma oficiante de cerimônias ecumênicas de North Haledon, Nova Jersey. Enquanto um marco como um aniversário de casamento pode fornecer o incentivo inicial para planejar uma renovação de votos, às vezes um tipo diferente de marco pode servir. 

Ramel e Danielle Bly de Milwaukee, que se casaram no dia 24 de outubro de 2004, planejam renovar seus votos no Dia de Colombo no ano que vem. Uma morte na família fez com que eles antecipassem a ideia.

"Perdi meu pai recentemente, e queria celebrar nosso amor com 100 a 150 amigos e familiares", disse Danielle Bly, 38, que trabalha para a WEC Energy Group, de Wisconsin. Ramel Bly, 39, um agente de condicional, gostou da ideia de uma festa formal, mas descontraída, no Museu da Harley-Davidson de Milwaukee.

"Será uma cerimônia e uma festa em uma tenda maravilhosa junto com nossos filhos", disse Danielle Bly, que está cuidando dos detalhes com a mesma atenção que teve com seu casamento.

Wendy e Amzad Lalani, casados por 30 anos, queriam uma renovação elegante que fosse o contrário de sua cerimônia realizada em cartório, no dia 28 de fevereiro de 1986. Mas eles relutavam em gastar dinheiro com um evento como esse.

Os filhos da família Lalani, Adam de 26 anos e Sarah, de 24, ouviram sua mãe falar sobre a ideia de uma grande cerimônia de renovação e decidiram se antecipar e planejar uma para eles.

O filho criou um site para chamar os convidados a comparecerem na renovação em um espaço de eventos da cidade no dia 28 de fevereiro. "Ficamos boquiabertos", disse Wendy Lalani, 49, um supervisor de serviços ao cliente para a Waste Management na Flórida. "Foi uma grande surpresa."

Amzad Lalani, 54, um gerente de loja de varejo, ofereceu para ajudar, mas os filhos pagaram e planejaram cada detalhe da noite.

"Nós sonhávamos com o brilho e o glamour que não tivemos na nossa noite de casamento 30 anos atrás, e conseguimos", disse Wendy Lalani. "Tudo que tivemos que fazer foi ir e nos divertir."

Mesmo casais que superaram problemas de saúde, como foi o caso do casamento de 30 anos de Roxanna e Bill Trinka, podem voltar a encontrar alegria em uma renovação pública de seus votos. "O fato de eu ser uma sobrevivente de câncer de mama há 14 anos, juntamente com minha longa história com um marido maravilhoso e carinhoso, foi o motivo de eu querer fazer a renovação", disse Roxanna Trinka, 56, que é presidente e CEO da Baseline Engineering em Boca Raton, Flórida.

Quando o casal soube que Bill Trinka, um bombeiro aposentado de 56 anos, ainda tinha família em Belfast, na Irlanda do Norte, onde seus bisavós se casaram, eles decidiram fazer uma breve caminhada espiritual até o altar na cidade em maio passado. Cerca de 30 membros da família de Bill Trinka e congregados se reuniram na Igreja Presbiteriana de Fitzroy para a breve cerimônia, que incluiu a leitura de um poema irlandês sobre amor e compromisso.

"Bill ficou muito emocionado", disse Roxanna Trinka, que usou um vestido bordado com miçangas. "Nós dois sentimos que esse foi o dia mais maravilhoso de nossas vidas."

Tradutor: UOL

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos