Alexandre Pires canta em espanhol de olho na comunidade hispano-americana

Ramiro Burr

Já é bastante difícil para um artista conquistar novos mercados, mas o cantor brasileiro, Alexandre Pires, tem um problema extra a ser superado: aprender um novo idioma.

"Estou fazendo um curso para aperfeiçoar o meu espanhol", disse Pires em uma entrevista recente. "É uma língua muito parecida com o português, mas ainda sim é um idioma estrangeiro. Tenho muito caminho pela frente, mas não me falta disposição para aprender".

Pires, um superastro no Brasil como vocalista e violonista do grupo "Só Pra Contrariar", sabe que está estreando a partir da estaca zero no mercado de língua espanhola. Mas, mesmo assim, ele está confiante.

"Sou muito jovem. Tenho apenas 25 anos de idade", disse ele. "A minha profissão no Brasil é maravilhosa. Tenho a oportunidade de mostrar a minha música em outros países. Estou bastante determinado a tirar o maior proveito possível dessa oportunidade". A sua estréia solo gerou a canção de sucesso, "Usted Se Me Llevo La Vida", que ficou em quinto lugar entre as músicas mais tocadas, segundo o Billboard's Hot Latin Tracks. O seu CD ficou em 41º lugar entre os mais vendidos no mercado latino.

Mas, embora seja novo no mercado hispânico, Pires não está começando do nada. Em 1999, o Só Pra Contrariar lançou "Juegos de Amor", um sucesso de vendas, com traduções para o espanhol das músicas mais famosas do grupo, compostas entre 1993 e 1998.

A música de maior sucesso do CD foi o samba "Santo, Santo", um dueto com a cantora Gloria Estefan.

Já o novo álbum é todo em espanhol.

"Esse lançamento possui um tipo de fusão diferente daquilo que eu fiz com o Só Pra Contrariar. Ele é mais popular, mais universal", disse Pires. "A música do Só Pra Contrariar é mais brasileira. Fui convidado pela BMG para lançar este álbum como artista solo. Estou surpreso com o fato de ele ter feito sucesso no Brasil".

Realmente, "Usted Se Me Llevo La Vida" foi utilizada como tema da telenovela brasileira "Porto dos Milagres".

Com músicas românticas como "Si Tu Me Amaras", "Aqui Nada Es Igual" e "Necesidad", o novo álbum é mais rico em baladas do que a produção de Pires no Só Pra Contrariar.

O álbum também contém a salsa "Que Llueva P'arriba".

A gravadora Estefano Productions Group foi a responsável pela produção, e Estefano foi co-autor da primeira música, juntamente com Donato, o seu colaborador de longa data.

Os créditos de produção da Estefano incluem Julio Iglesias, Paulina Rubio e Chayanne.

"Trabalhar com Estefano foi maravilhoso", disse Pires. "Ele é um grande produtor e compositor, que ama o Brasil. Estefano tem uma casa no país e fala um pouco de português. Quando estive com ele, me senti imediatamente à vontade".

A mãe de Pires era cantora e o seu pai tocava bateria em grupos de música locais. Quando criança, Alexandre Pires recebeu dos dois a sua influência musical.

"Por exemplo, o samba brasileiro, a música carnavalesca e os grandes compositores - Djavan, Gilberto Gil e Caetano Veloso", disse ele.

O sucesso que ele obteve permitiu que trabalhasse ao lado dos seus heróis musicais da infância, quando voltou ao se juntar ao Só Pra Contrariar para um lançamento de 2002.

"Trata-se de um álbum de sucesso do Só Pra Contrariar que tem novos arranjos, com a participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fábio Júnior e Leonardo", disse ele. "Cantar com essas pessoas significa a realização de um sonho. Eles são grandes astros da música brasileira, e eu cresci ouvindo as suas músicas".

Com os seus vocais suaves e os apimentados Rhythm & Blues, Pires poderia ser descrito como "o Babyface do Brasil". E ele realmente admite que adora as estrelas dos americanas do gênero, tais como Aretha Franklin e Stevie Wonder.

Enquanto isso, saboreando o seu maior sucesso internacional até o momento, Pires está curtindo a sua aceitação no mundo de língua espanhola.

"Eu adoro a comunidade latina - a sua cultura musical, e a sua camaradagem", diz ele. "Adoro os artistas latinos. Ouço a música latina há muito tempo. Nunca pude imaginar que um dia teria a oportunidade de gravar álbuns que seriam reproduzidos nesses países".

Tradução: Danilo Fonseca San Antonio Express-News

UOL Cursos Online

Todos os cursos