Resoluções de ano novo que você pode cumprir

David Grimes

Uma dos aspectos negativos das festas de fim de ano é a tentação de fazer resoluções de ano novo. As pessoas prometem parar de fumar, perder peso, fazer mais exercícios, parar de comer alimentos direto da lata... Estas resoluções estão fadadas ao fracasso porque contrariam a natureza humana, que nos compele a ser porcos gordos, preguiçosos e insensíveis.

Eu não gosto de me gabar, mas sou uma das poucas pessoas que têm sido capaz de cumprir todas as resoluções de ano novo ao longo dos anos. Meu segredo é expressar a resolução de uma forma que ela se torne infalível.

Aqui estão algumas resoluções que talvez você queira considerar:

- Comer mais. O tablóide "Weekly World News" recentemente publicou uma foto de um sujeito que pesava 1.800 quilos. Ou talvez fosse 2.700 quilos. Assim que você passa de 1.300 quilos, alguns quilos a mais realmente não fazem tanta diferença. De qualquer forma, a questão é que não importa o quão gordo você seja, vai demorar muito até que você apareça na capa do "Weekly World News".

Eu ouvi pessoas dizerem que ganham peso só de olhar para a sobremesa. Pode ser, mas em 2002 eu quero que você tente comer aquela sobremesa cheia de calorias. Eu acho que você descobrirá que os quilos a mais se acumularão muito mais depressa.

- Fazer menos exercício. O exercício é o inimigo número 1 do ganho de peso. Ele não apenas queima calorias, como também é um tempo que deixamos de comer. Eu suponho que seja possível correr um quilômetro com um sorvete gorduroso na boca, mas soa meio desajeitado e há uma boa possibilidade de grande parte do sorvete ir parar na sua camisa.

O que você precisa lembrar é que você já faz muito exercício, indo até a geladeira e voltando para o sofá. Desembrulhar aquelas sobras de frango frito já são um tremendo exercício para os pulsos, braços e tronco, e se inclinar para pegar as coisas na geladeira exercita as pernas, panturrilha e as costas. Mastigar é um tremendo exercício por si só. Se você manter estas resoluções durante todo o ano, você terá músculos na mandíbula semelhantes a de um grande tubarão branco.

- Esquecer algo que você já aprendeu. Muitas pessoas decidem aprender algo novo durante o ano novo. Elas podem prometer aprender mais sobre a genealogia de família, aprender uma língua estrangeira ou aprender a tocar algum instrumento musical. Estas resoluções costumam falhar por dois motivos: 1) Dão muito trabalho, e 2) Elas ignoram o fato de que ficamos mais burros à medida que envelhecemos.

Esta é uma das resoluções mais simples de escolher porque você não precisa de fato tentar esquecer algo que já aprendeu; isto acontecerá naturalmente. Por exemplo, eu já esqueci o sentido desta coluna. Certo. Uma resolução fácil de cumprir. O que nos leva à nossa última resolução:

- Não faça resoluções. Se você decidir parar de fazer resoluções, você nunca deixará de cumprir outra resolução, além da resolução que fez de parar de fazer resoluções. Isto pode virar um enigma, ou possivelmente um sinergismo. De qualquer forma, eu acho que você descobrirá que ela cai bem com uma torrada bem amanteigada com bacon e muito queijo derretido.

Tradução: George El Khouri Andolfato Herald-Tribune

UOL Cursos Online

Todos os cursos