Ações da Blockbuster caem 32%

Andrea Ahles

As ações da Blockbuster despencaram 32% na quarta-feira, depois que empresa divulgou que os ganhos do quarto trimestre seriam muito menores do que os originalmente antecipados.

A locadora de vídeo com sede em Dallas disse que o forte crescimento na locação que ela viu no início do outono caiu rapidamente durante o período do Dia de Ação de Graças. A empresa disse que parte do declínio foi resultado de as pessoas terem optado pela compra de filmes em DVD, que foram lançados no período das festas.

"O que nos surpreendeu foi o tamanho do desconto oferecido por estabelecimentos não tradicionais", disse a porta-voz da Blockbuster, Karen Raskopf, acrescentando a existência de um número incomumente grande de lançamentos no outono que os clientes preferiram comprar ao invés de alugar.

Por exemplo, "Star Wars: Episódio 2", "Homem-Aranha" e "O Senhor dos Anéis" saíram em DVD em novembro, com as pessoas comprando os filmes para si mesmas ou para dar de presente. Redes de varejo como Wal-Mart, Best Buy e Toys R Us também ofereceram DVDs novos por US$ 9,99 durante as festas.

A Blockbuster disse que espera ganhos de US$ 1,03 a US$ 1,10 por ação para o ano todo, o que representa um valor 30% menor do que o esperado. Os analistas estimavam que a empresa ganharia US$ 1,31 por ação, segundo a First Call/Thomson Financial.

Apesar de a empresa dizer que espera um rendimento anual de US$ 5,5 bilhões, os investidores começaram a vender as ações na manhã de quarta-feira. As ações caíram US$ 6,27, fechando a US$ 13,13 na Bolsa de Valores de Nova York na quarta-feira.

"A reação no preço das ações foi exagerada", disse David Joyce, analista de ações da Guzman & Co. "Ela ainda é uma empresa muito lucrativa que está se expandindo por todo o mundo, e que possui uma maior variedade de títulos de filmes e games do que alguns outros grandes varejistas podem fornecer".

Entretanto, Joyce disse que há mais concorrência na venda de DVDs por parte de outras redes de varejo que estão oferecendo descontos, algo que pode prejudicar a Blockbuster.

A Blockbuster acrescentou recentemente mais produtos à suas locadoras, e Raskopf disse que a empresa deseja ser o primeiro lugar em que as pessoas pensarão quando desejarem comprar ou alugar um filme. A empresa possui cerca de 5 mil funcionários no norte do Texas, em sua sede e em 200 locadoras.

Tradução: George El Khouri Andolfato

UOL Cursos Online

Todos os cursos