Disney cativa o público crescente de pré-adolescentes nos EUA

Cathy Frisinger


Aí vai um teste de demografia: Quem é Lizzie McGuire?

Se você sabe a resposta, provavelmente mora com alguém que tem entre 8 e 14 anos.

Lizzie McGuire é a personagem principal de um programa fenomenalmente popular, do canal da Disney, sobre uma menina em idade escolar, suas duas melhores amigas, sua família e seu alter ego de desenho animado. A série vai ao ar nas sextas-feiras, às 18h30. No mês passado, um de seus episódios foi o programa da televisão a cabo preferido entre os pré-adolescentes.

A presidente da associação de críticos de TV, Diane Werts, diz que a popularidade de "Lizzie McGuire" é como "um culto".

Um culto que está gerando eventos maiores. Hilary Duff, a atriz de 15 anos que faz o papel de Lizzie, está fazendo o salto para o cinema com dois novos filmes: "Agent Cody Banks", que estreou na sexta-feira (14) e "The Lizzie McGuire Movie", que estréia dia 2 de maio.

É como é Duff? Lembra Reese Whitherspoon, em "Legally Blonde", mas 10 anos mais jovem; lembra Shirley Temple, em "Curly Top", mas 10 anos mais velha; ou Britney Spears, no vídeo de "I'm a Slave 4U", mas 10 vezes mais comportada.

O canal da Disney está satisfeito com o início de uma grande carreira para a atriz no cinema. O canal se sente responsável por suas estrelas crianças. Além disso, o grande sucesso de Duff na telona só pode significar ainda mais interesse em seu trabalho na telinha.

Em geral, a faixa etária é definida por crianças entre oito e 14 anos de idade. Nessa idade, estão ficando velhas demais para desenhos animados, mas ainda são jovens demais para a sexualidade e angústia de adolescentes de programas como "Buffy the Vampire Slayer" (Buffy, o matador de vampiros) e "Dawson's Creek". De acordo com a MarketResearch.com, a categoria inclui mais de 23 milhões de jovens espectadores e as redes de televisão a cabo estão competindo duramente por ela.

Marsh diz que a chave para o sucesso no setor é "descobrir o máximo de pontos de entrada para seu mundo. Isso requer que a moda e a música sejam contemporâneas, que os relacionamentos com os pais sejam honestos e que a escola e o shopping center reflitam o mundo real".

Para o caso de seus jovens espectadores não entenderem, o canal sempre repete o slogan "As estrelas do Disney Channel são como você".

É óbvio, porém, que seus telespectadores entendem. Há nove meses que o canal está em primeiro lugar entre as redes de televisão a cabo, para o público pré-adolescente.

"Volto da escola, ligo o Disney Channel e não mudo mais", diz Farryn Valdespino, 12, de Benbrook, como muitos outros espectadores exclusivos da Disney.

Rob Owen, secretário da associação de críticos de televisão, diz que a maior competição da Disney para pré-adolescentes não é a rede aberta, mas outros canais de TV a cabo, como o Nickelodeon.

"O aumento do número desses programas nos canais de televisão a cabo veio quase ao mesmo tempo em que a rede aberta abandonava sua programação destinada ao setor", disse Owen. "ABC desistiu de sua série Tgif. Agora, deve estar arrependida".

"Nós pegamos a menina mais doce, mais calorosa, mais bonitinha da escola e a tornamos vulnerável", conta Marsh. Lizzie McGuire não é a garota mais popular da escola. Também não é uma palerma. Ela fica bem na média, onde, é claro, fica a maior parte das crianças.

Isso, explica Marsh, junto com o carisma de Duff, é o que faz o programa funcionar tão bem. As crianças conseguem se identificar com Lizzie, quando é rejeitada.

"Se você é uma menina de 10 ou 12 anos, em casa, e já fez contato com ela, você se sente na sua pele. Quando isso acontece, seu coração se parte por ela. Não só você se identifica com ela, mas sente que ela pode se identificar com você", disse Marsh.

Os criadores também ofereceram ganchos para os meninos. Michael Fine, 12, de Fort Worth diz que se identifica com o Gordo, amigo de Lizzie. O que ele mais gosta no programa são as entradas dos desenhos.

Muitos dos jovens fãs de "Lizzie McGuire" correram para os cinemas neste final de semana, para ver Hilary Duff em "Agent Cody Banks", com Frankie Muniz. No entanto, o filme que realmente estão esperando é "The Lizzie McGuire Movie", que estreará em seis semanas.

Os três últimos episódios do programa, que terminará no final desta temporada, incluem uma história que prepara o cenário do filme. A menina termina o curso fundamental e seus relacionamentos mudam.

"O resultado será apresentado no filme" diz o executivo da Disney Marsh.

Seu público estará lá.


Tradução: Deborah Weinberg

UOL Cursos Online

Todos os cursos