Confira as estréias de cinema no verão americano

Michael Booth
The Denver Post

Nos melhores momentos, a estação quente que reluz logo depois do horizonte parece um verão feito só de noites de sexta-feira. Talvez você acabe vendo os melhores filmes do verão à meia-noite, depois que o bebê dormir, ou à 1 da tarde, quando der uma escapada do trabalho. Mas para esse momento pense na temporada de sucessos de Hollywood como um interminável verão de fins de semana, quando você terá todo o tempo do mundo.

Lembre-se que os estúdios são imprevisíveis - estas datas estão sujeitas a mudanças no último minuto.

14 de maio

Um aquecimento estelar para a temporada de filmes de verão abre com o esperado "Tróia". Pense nisso: o Dia das Forças Armadas em 15 de maio é uma convergência válida para esse épico explosivo sobre as guerras troianas. Se alguém sabe produzir tensão com maestria é o diretor Wolfgang Petersen, o de "O Barco - Inferno no Mar" e "Na Linha de Fogo". Você tem o fortão Brad Pitt como o Áquiles e a brilhante novata Diane Kruger como a Helena que causaram toda a confusão. O filme dura quase três horas, mas dê uma chance aos homens de saia - o sítio de Tróia durou dez anos.

"Super Size Me" é o documentário aclamado no Festival Sundance sobre um sujeito que promete não comer nada além de McDonald's durante 30 dias. O diretor-cobaia Morgan Spurlock ficou muito doente nesse processo e o McDonald's desistiu posteriormente de seu cardápio Super Size, mas é claro que foi apenas coincidência.

19 de maio

Dispense a babá esta semana, porque as crianças vão se revoltar se você tentar assistir "Shrek 2" sem elas. Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Diaz teriam recebido US$ 10 milhões cada para voltar a fazer as vozes do tortuoso conto de fadas. O ogro verde e mal-humorado leva sua noiva para conhecer os pais, e dizem que Antonio Banderas rouba o show como o excêntrico assassino Puss-in-Boots.

21 de maio

O verão costuma ter muitas reprises na TV, então por que não uma reprise de filme? Especialmente um tão hilariante quanto "A Vida de Brian", de Monty Python, em seu 25º aniversário. A versão do Messias da trupe de comediantes, em que o clássico Sermão da Montanha é mal interpretado como "Abençoados sejam os fazedores de queijo", está nas grandes telas de novo, em grande parte para aproveitar a "Paixão de Cristo". Acredite, não há praticamente nada estreando nesse fim de semana.

28 de maio

Se você quer que sua namorada se contorça de terror, não despreze "The Day After Tomorrow". O filme-catástrofe de Roland Emmerich sobre o aquecimento global tem o trailer mais assustador dos últimos anos, com as águas que sobem abrindo tampas de boca-de-lobo em Nova York e tempestades de neve enterrando Manhattan até o 30º andar. Talvez seja assustador porque cada novo relatório científico faz o tema de Emmerich parecer mais uma previsão do que ficção.

4 de junho

Aquelas hordas de crianças estão atrás de uma coisa só: Harry Potter. "O Prisioneiro de Azkaban", o terceiro filme da série criada por J.K. Rowling, fará bilhões antes de terminar. Se, assim como o prisioneiro, você decidir escapar, vá ao cinema de arte assistir "Valentim". Anunciado como uma versão argentina de "Minha Vida de Cachorro", o filme acompanha um menino que tenta ser cupido e encontra a felicidade em Buenos Aires.

11 de junho

Há dois "remakes" que não podemos esperar para ver neste verão, e o primeiro, "Mulheres Perfeitas", poderá propiciar uma feliz noite de namoro. A história do subúrbio perfeito, onde os homens transformam suas esposas em robôs subservientes, poderá provocar discussões românticas ou punitivas sobre o que os homens querem e por que tantas mulheres se esforçam para lhes dar isso. Nicole Kidman, que não é robô de homem nenhum, aquece a resistência e o sempre assustador Christopher Walken lidera as legiões de jogadores de golfe. Se temas mais leves e piadas de lasanha são mais do seu agrado, veja o tão esperado "Garfield".

16 de junho

Para o lançamento de "A Volta ao Mundo em 80 Dias" na quarta-feira, faça um programa noturno para o épico de Disney estrelado por Jackie Chan. Leve a família toda.

18 de junho

Para um filme que inclui grandes nomes, "The Terminal", de Steven Spielberg quase não teve badalação prévia. Tom Hanks faz um estrangeiro cujo país se dissolve enquanto ele está em trânsito; detalhes burocráticos o deixam preso durante meses no terminal de um aeroporto internacional. Temos sorte, porque Catherine Zeta-Jones é a comissária de bordo que fica amiga dele.

25 de junho

Até agora não oferecemos muitas gargalhadas. E "White Chicks" poderá ser horrível. Mas os irmãos Wayan de cara branca, segurando cachorros no colo e chamando-se de Brittany e Tiffany, prometem risadas fáceis. Os cinéfilos intelectuais poderão esperar por "Door in the Floor", uma adaptação de parte do romance de John Irving "A Widow for One Year".

Um primeiro teste do poder do Festival Sundance este ano vem com "Napoleon Dynamite", um favorito em Utah que acompanha a saga de um estudante colegial que quer ser presidente da classe.

30 de junho

Há realmente algo que você precisa saber antecipadamente sobre "Spider-Man 2"? Um dos motivos de otimismo sobre o lançamento é que eles entregaram o roteiro da seqüência ao criativo romancista Michael Chabon, que escreveu o excelente "Garotos Incríveis". Sabemos que vai faturar uma tonelada de dinheiro. Talvez seja realmente bom.

2 de julho

Alguém estará fazendo filmes sobre adultos sem metamorfoses com problemas reais, que não conseguem desaparecer por magia ou sair voando em um balão? Dois de julho é seu dia, quando os astros Helen Mirren e Robert Redford se unem a Willem Dafoe no drama de seqüestro "The Clearing".

7 de julho

"Rei Artur" chega no meio da semana e coloca o diretor Antoine Fuqua, de "Dia de Treinamento", atrás de um novo esforço. O produtor Jerry Bruckheimer quis evitar a legendária magia e fazer um épico histórico - então vá ver se funcionou. E ajude a Disney a esquecer os prejuízos de "Mar de Fogo " e "Nem que a Vaca Tussa".

9 de julho

Will Ferrell talvez seja o comediante mais bancável dos Estados Unidos, depois do sucesso surpresa de "Um Duende em Nova York", e ele traz seu grande rosto para "Anchorman". A supremacia de Ferrell como "personalidade" quente da TV em San Diego é ameaçada por Christina Applegate.

16 de julho

Pegue os sobrinhos e leve-os para ver o clássico de Isaac Asimov "Eu, Robô", com Will Smith. Smith é especialista tanto em duplicidade cômica quanto em fazer o policial tranqüilo. Ele combateu ameaças futuristas em "Homens de Preto" e "Dia da Independência". Então confio nele como um detetive em 2035 que suspeita que os robôs domésticos podem estar cometendo crimes.

23 de julho

Os rapazes podem ver Halle Berry como "Catwoman", e as mulheres ficam com Matt Damon em "The Bourne Supremacy", seqüência do sucesso "A Identidade Bourne".

30 de julho

Esqueça o romance e leve seus colegas de debate político para o segundo "remake" potencialmente ótimo da temporada, "The Manchurian Candidate". Alguns alegariam que a obra-prima de John Frankenheimer ["Sob o Domínio do Mal"] de 1962 não deveria ser tocada. Mas os temas políticos de lavagem cerebral, nacionalismo agressivo e campanhas eleitorais americanas merecem uma atualização, e confiamos nas mãos do brilhante diretor Jonathan Demme para fazer bem o serviço. Denzel Washington assume o papel conturbado de Frank Sinatra como a voz solitária da sanidade e da decência.

6 de agosto

Depois de arrasar em "O Último Samurai", agora Tom Cruise é um matador profissional em "Collateral", fazendo trajetos de táxi com o motorista Jamie Foxx entre os ataques. A direção de Michael Mann, que construiu uma tensão tremenda em "Fogo Contra Fogo" e "O Informante", promete um novo sucesso para Cruise.

13 de agosto

Os filmes podem estar esgotando as idéias de verão, mas se você tiver de ir, experimente "Danny Deckchair", uma comédia australiana bem-bolada, na mesma veia de "The Dish".

20 de agosto

Duas novas ameaças chegam no final de agosto, uma bíblica, outra estrita e terrivelmente temporal. O mal adormecido da franquia "O Exorcista" sai da tumba com "The Beginning", apresentando uma intrigante equipe de autores e de direção. Enquanto isso, "Open Water" aterrorizou os festivais de cinema com sua história real de um casal de mergulhadores que é abandonado pelo barco em águas infestadas de tubarões.

27 de agosto

Você passou outra temporada em segurança no conforto do ar-condicionado de seu cinema local. Mas espere - uma temporada eleitoral assassina o espera logo depois. É melhor sintonizar em mais um filme, "Yes Men", um documentário sobre dois homens que combatem a Organização Mundial do Comércio fingindo ser executivos e tentando humilhar seus colegas. Temporada tem "Tróia", "Homem-Aranha 2" e o novo longa de Steven Spielberg Luiz Roberto Mendes Gonçalves

UOL Cursos Online

Todos os cursos