Combatendo a invasão dos insetos de verão

Francês Ingraham Heins
do Albany Times Union

O tempo quente pode trazer hordas de invasores para sua residência.

"Mesmo que a sua casa seja bem construída ou tenha custado milhões de dólares, é impossível manter todos os insetos do lado de fora o tempo todo", diz Chris Logue, educador do centro de Extensão Cooperativa Cornell, do condado de Schenectady, N.Y., nos Estados Unidos.

Com a primavera, as formigas e alguns tipos de abelhas começam a aparecer, enquanto lacraias, centopéias e baratas chegam no início do verão. No outono, você está combatendo as abelhas, moscas, joaninhas e besouros. As aranhas ficam o ano inteiro e, em algumas casas e apartamentos, traças.

Jeff Ward, exterminador em Rotterdam, N.Y., diz que os insetos entram nas casas por aberturas minúsculas e rodapés, então é importante consertar esses pontos.

Devem-se consertar telas furadas, calçar as janelas, selar vãos e as aberturas para a passagem de canos e fios.

Algumas infestações requerem ajuda profissional. Baratas, cupins e formigas têm ciclos de vida persistentes, que requerem um programa de pesticida integrado que mata os insetos em todos seus estágios. Sprays profissionais e inseticidas são mais potentes do que os produtos vendidos nas lojas, diz Ward.

Também é útil saber o que atrai as pragas e conhecer os sinais de infestação. Aqui vão informações específicas para algumas pragas comuns:

Baratas: "As baratas podem entrar nas melhores casas", diz o exterminador Jim Ciembroniewicz de Schenectady. "Elas muitas vezes vêm de apartamentos mal cuidados de estudantes ou imóveis alugados."

O que você pode fazer: nada permanente. Armadilhas pegajosas ajudam a controlar. Armadilhas de iscas, com ácido bórico, são consideradas menos tóxicas. Os inseticidas comuns são diluídos para o uso do consumidor e são eficazes apenas por períodos curtos.

O que um profissional pode fazer: aplicar produtos de concentração profissional. Abelhas amarelas: Apesar de abelhas e marimbondos fazerem a função vital de polinização, são emblemáticos porque alguns constroem ninhos dentro das paredes ou nos beirais, diz o exterminador Richard Zalucki, também de Schenectady.

O que você pode fazer: Não deixe um ninho crescer durante meses, diz Ward. Um ninho grande pode ter centenas de abelhas. Não tente matá-las durante o dia. Coloque um inseticida próprio de manhã cedo ou à noitinha, quando estão menos ativas e estão dentro do casulo, diz Logue.

As abelhas amarelas são especialmente atraídas por doces, então mantenha sua mesa de piquenique limpa e guarde o lixo em lixeiras com tampas bem fechadas.

O que um profissional pode fazer: para erradicar os ninhos você precisa que um profissional jogue pó inseticida em baixa pressão para matar as abelhas e suas larvas, diz Ciembroniewicz. Se você tiver abelhas melíferas, chame um apicultor, diz Ward. Eles vêm e removem as abelhas e o mel.

Cupins: fazem ninhos debaixo da terra e podem sair para comer sua casa.

O que você pode fazer: pode detê-los usando madeira tratada nos pontos em que fica em contato com a terra, mas mesmo assim eles podem entrar. Substitua a madeira danificada e use ventilação adequada e drenos nos porões.

"Eles fazem túneis de lama para subir pelas fundações e chegar à madeira", diz Ward. "Se você vir túneis na sua fundação, retire-os e jogue inseticida na área ou chame um exterminador profissional."

O que um profissional pode fazer: usar inseticidas para eliminar o problema e programar uma estratégia para impedir futuras infestações.

Formigas carpinteiras: se você vir pequenos montes de serragem, provavelmente tem formigas carpinteiras. Essas formigas grandes e pretas são mais ativas à noite e são atraídas pela umidade da madeira, diz Logue.

As formigas carpinteiras preferem solos arenosos, diz Ciembroniwicz. Talvez sua casa seja invadida se houver uma construção por perto -construções podem mexer com a terra e destruir seus ninhos.

O que você pode fazer: Ward diz que, para evitar formigas carpinteiras, deve-se eliminar a umidade da casa, especialmente goteiras e encanamentos. Pode-se também usar um inseticida pouco tóxico de uma loja de produtos para o jardim.

Freqüentemente, você verá formigas carpinteiras em árvores mortas ou tocos de madeira. Apesar de fazerem ninho na sua casa, elas mantêm um ninho externo. Por esta razão, tire as árvores mortas e galhos caídos próximos da casa, diz Ward, pois elas podem morar debaixo desse material e procurar comida na sua casa.

Elas podem ser mortas com pós químicos, sprays e iscas, que são vendidos em lojas de jardim, diz Ward. Como as formigas (como as abelhas, marimbondos e cupins) vivem em colônias, vão comer a isca e levá-la de volta para o ninho. Dentro de 26 horas, todas terão comido da isca, que esteriliza a rainha e mata todas.

O que um profissional pode fazer: não muito mais do que você.

Centopéias: elas vêm pelas frestas no verão, principalmente porque se perdem. Elas preferem ficar do lado de fora, comendo vegetação morta, estrume e folhas em decomposição, morando debaixo dos vasos e pedras.

O que você pode fazer: varra elas para fora. Tratamentos químicos em torno da casa pode ajudar a afugentá-las.

Aranhas: Elas gostam de lugares sujos e cheios de esconderijos.

O que você pode fazer: arrume a casa. Sele as frestas e aberturas, especialmente junto ao encanamento. Remova teias. Use bulbos de luz amarela no exterior, para deter insetos que as aranhas comem.

As aranhas também são atraídas por comida e lixo. Você pode usar repelentes e inseticidas ou simplesmente sugá-las com o aspirador. Deborah Weinberg

UOL Cursos Online

Todos os cursos