Schwarzenegger terá problemas para se reeleger

Peter Hecht
The Sacramento Bee
Em Sacramento, Califórnia

Quase a metade dos eleitores da Califórnia diz que não está inclinada a reeleger Arnold Schwarzenegger para governador em 2006, mas a maioria deles não tem pistas sobre os dois candidatos democratas que desejam substituí-lo, segundo uma pesquisa Field divulgada nesta quarta-feira (1/3).

Por uma diferença de 47% a 37%, os eleitores dizem que estão predispostos a não dar a Schwarzenegger mais um mandato, segundo a pesquisa realizada entre 507 prováveis eleitores de 12 a 26 de fevereiro.

Schwarzenegger fica atrás do auditor do Estado Steve Westly por 41% a 37% e está empatado com o tesoureiro estadual Phil Angelides em 39%, quando comparado com cada um dos candidatos democratas.

Embora Westly se saia bem contra Schwarzenegger, ele perde para Angelides por 26% a 18% entre os prováveis eleitores nas primárias democratas --com a maioria absoluta, 54%, indecisa.

Com menos de cem dias para a eleição primária, em 6 de junho, o número de eleitores indecisos na verdade está crescendo. Em outubro passado, quando Angelides superou Westly por 37% a 26% numa pesquisa semelhante, havia um número menor de indecisos --37%.

A aparente confusão entre os eleitores democratas ocorre enquanto Schwarzenegger, embora ainda impopular com os eleitores, parece estar cavando um buraco político depois de ser derrotado em suas iniciativas numa eleição especial em novembro passado.

Embora os eleitores digam que ainda estão inclinados a votar contra o governador republicano, os números de Schwarzenegger eram muito piores em outubro, quando 55% dos eleitores em uma pesquisa Field disseram que não estavam inclinados a lhe dar um segundo mandato.

Desde então o governador fez um discurso sobre o Estado do Estado propondo um Plano de Crescimento Estratégico de US$ 222 bilhões para construir novas estradas, escolas e melhorar a infra-estrutura pública da Califórnia.

"Muitas pessoas estão mudando de não inclinadas a votar no governador para indecisas", disse Mark DiCamillo, diretor da pesquisa Field. "Muitos eleitores hoje dizem que querem um pouco mais de informação. É quase uma questão de qual Schwarzenegger estamos falando --o de 2005 ou o de 2006."

Em um memorando para a equipe de reeleição de Schwarzenegger divulgado pela campanha, o principal estrategista do governador, Matthew Dowd, disse: "Esta corrida não é, como dizem muito democratas e muitos gurus, um referendo sobre o governador Arnold Schwarzenegger".

No memorando de 28 de fevereiro Dowd disse que os números da pesquisa "só captam metade da história", já que os eleitores pouco conhecem sobre os dois adversários democratas.

Ele disse que quando estiver decidido o adversário de Schwarzenegger para novembro, a disputa se tornará uma corrida mais mensurável entre dois candidatos, seus históricos e suas visões para a Califórnia.

No que se refere a Schwarzenegger, os eleitores tendem a ter uma opinião. Entre os prováveis eleitores, 44% têm uma opinião favorável de Schwarzenegger, 49% uma opinião desfavorável e 7% dizem não ter opinião.

A respeito dos democratas, 63% dos prováveis eleitores dizem que ainda não têm opinião sobre Angelides contra 24% que têm uma visão favorável dele e 13% uma visão negativa.

Menos eleitores parecem conhecer Westly. Segundo a pesquisa Field, 72% não têm opinião sobre ele, comparados com 19% que têm uma opinião favorável e 9%, contrária. Somente entre eleitores democratas, 66% não têm opinião sobre Westly e 57% não têm opinião sobre Angelides.

"Os eleitores estão recuando e querem mais informação sobre os dois democratas", disse DiCamillo. "Eles não parecem ter uma impressão clara."

Os dois candidatos bem financiados estão se preparando para gastar até US$ 40 milhões para se definir --e provavelmente um ao outro-- em campanhas de publicidade pela televisão cobrindo o Estado. Westly começou a divulgar comerciais nos principais mercados de mídia da Califórnia na segunda-feira, e os anúncios de Angelides começaram a circular na quarta.

"Eu tenho uma batalha pela frente", disse Angelides, que se uniu à senadora democrata Barbara Boxer, da Califórnia, em uma teleconferência na quarta-feira para anunciar a transmissão de seus primeiros comerciais. "A maioria dos californianos não sabe quem é Phil Angelides. Tenho muito trabalho a fazer para me tornar um nome conhecido."

Westly emitiu uma declaração dizendo que a pesquisa Field "confirma o que a maioria de nós já sabia: a maioria dos democratas ainda está indecisa. Esta corrida apenas começou".

Em seu memorando de campanha, Dowd disse que o atual índice de aprovação do governador é semelhante ao do democrata Gray Davis, que acabou ganhando a eleição do republicano Bill Simon --mas foi substituído mais tarde por Schwarzenegger na histórica revogação de 2003.

DiCamillo disse que a posição do governador parece mais forte que a do republicano Pete Wilson, que ficou 23 pontos percentuais atrás da democrata Kathleen Brown em 1994, mas acabou vencendo em novembro. Maioria dos californianos não quer votar no governador, diz enquete Luiz Roberto Mendes Gonçalves

UOL Cursos Online

Todos os cursos