Acrescente um parque aquático e observe a receita aumentar

Alison Gregor

Alguns dos hóspedes mais procurados pelo setor hoteleiro não possuem cartão de crédito; na verdade, eles não têm nem mesmo empregos. E quando se trata das refeições, os gostos podem ser um tanto caprichosos.

Estes clientes valorizados são as crianças e, nos últimos anos, algumas empresas do setor hoteleiro têm desenvolvido resorts mais voltados à família para atrair estes pequenos viajantes. Mesmo hotéis de lazer que não abriram resorts plenos -do Loews e Travelodge ao Howard Johnson- têm adicionado mais atrativos elaborados voltados para as crianças.

"As grandes marcas possuem programas para crianças, como o Camp Hyatt e o Ritz Kids, mas nunca houve tamanho foco no desenvolvimento de um hotel voltado especificamente para crianças", disse Nolan E. Hecht, diretor de setor hoteleiro da corretora Cushman & Wakefield.

Um dos maiores projetos é o Nickelodeon Family Suites do Holiday Inn, em Orlando, Flórida, que foi inaugurado em maio de 2005, com suas piscinas de natação, 13 toboáguas, um spa infantil e quartos com temas de desenhos animados e móveis de tamanho para crianças.

Originalmente um Holiday Inn sob medida para crianças, o prédio foi comprado pela Miller Global Properties, uma empreendedora imobiliária com sede em Denver; foi necessária uma reforma de US$ 20 milhões e o licenciamento do nome Nickelodeon, um canal de TV a cabo para crianças. Os 777 quartos do hotel, todos "estilo família" com quarto separado para as crianças, custam entre US$ 169 a US$ 600 a diária.

"Nossa ocupação neste fim de ano será de 80%", disse Anthony Melchiorri, o gerente do hotel e diretor administrativo da Miller Global. Ele disse que o hotel se tornou um "local de destino".

A Miller Global, que desenvolveu ou adquiriu cerca de 65 prédios de escritório e hotéis em todo o mundo, está em fase final de projeto para um segundo hotel da marca Nickelodeon, em San Diego. A construção do hotel deverá custar cerca de US$ 200 milhões.

A empresa também está buscando locais para futuros resorts Nickelodeon no Havaí, Nova York e na Europa, disse Melchiorri, acrescentando que apresentou uma oferta para redesenvolver parte de Governors Island em Nova York como um resort Nickelodeon.

No ano passado, a Great Wolf Resorts, em Madison, Wisconsin, abriu o Great Wolf Lodge Poconos na Pensilvânia, elevando para oito o número de resorts com parques aquáticos que possui nos Estados Unidos e Canadá. A empresa planeja desenvolver mais três resorts até 2008.

A construção dos resorts -de 270 a 400 unidades e organizados em torno de elaborados parques aquáticos cobertos de 3 mil a 7.500 metros quadrados- geralmente custa mais de US$ 100 milhões.

John Emery, executivo-chefe do Great Wolf Resorts, disse que os retornos estão justificando o alto investimento. "Cerca de um terço do que as pessoas gastam está fora do que pagam pelo quarto", disse Emery.

Cerca de 30 a 35% da receita da empresa, ele disse, vem da venda de alimentos, bebida e mercadorias; entrenimento no hotel; sala de jogos; spas e outras atrações. As diárias das suítes para até seis pessoas custam entre US$ 169 a US$ 699 e incluem o uso do parque aquático.

A diária média é de US$ 205,91 e a receita por quarto disponível -um valor normalmente calculado multiplicando a diária média do hotel por sua taxa de ocupação- é de US$ 133,71; ambos os números representam aproximadamente o dobro dos números nacionais.

Tais retornos atraentes estão estimulando mais hotéis a desenvolver parques aquáticos. Cerca de 200 projetos foram propostos ou estão em andamento em todo o país, incluindo vários em hotéis Holiday Inn e Best Western, segundo David J. Sangree, presidente da Hotel & Leisure Advisors, uma empresa de consultoria em Cleveland, especializada em resorts com parques aquáticos.

"O que estes parques aquáticos estão mostrando é que há um mercado real para famílias e crianças", disse Sangree. "São as crianças que levam seus pais a estes complexos, porque os pais sozinhos não iriam."

A Travelodge foi a primeira rede a implementar nacionalmente a idéia de quartos projetados para crianças, com seus quartos Sleepy Bear Den (toca do urso dorminhoco), em 1997. Os quartos, com móveis em miniatura e decoração do Sleepy Bear, são populares, especialmente em mercados de lazer como Orlando e Anaheim, Califórnia, disse Joe Maddux, diretor de operações do Westmont Hospitality Group, que possui 540 hotéis sob 13 diferentes marcas em todo o mundo.

Na luta contínua para diferenciar a marca, "em mercados de lazer, você começa a ver hotéis temáticos, em vez de hotéis com apenas quartos temáticos", ele disse.

Mesmo alguns hotéis mais tradicionais estão tentando explorar tal mercado para família, especialmente nos fins de semana. O Sheraton Orlando North em Maitland, Flórida, foi reformado e reabriu em agosto com a adição de uma área aquática com jatos, fontes e piscinas quentes. Há também sala de jogos, uma grande área de piquinique e suítes para família.

"O plano é atrair o viajante comercial a vir mais cedo e permanecer por mais tempo, acompanhado de sua família", disse Anita Blackwelder, diretora de vendas e marketing do Paramount Hotel Group, que dirige o hotel.

"As famílias usam mais serviços no hotel, então há mais receita de restaurante, bar e serviços", ela disse.

Uma rede de hotéis pode acrescentar atrativos para crianças em um hotel, incluindo parque aquático, suítes para família e sala de jogos por até US$ 2 milhões, segundo Kenneth P. Balin, o presidente e executivo-chefe da AMC Delancey, uma firma de investimento imobiliário na Filadélfia, que é dona da Sheraton Orlando North. Sua empresa está fazendo uma reforma semelhante com atrativos para crianças no Holiday Inn Select Naperville, perto de Chicago.

Mas tal investimento não terá resultado se serviços extras não forem oferecidos, ele acrescentou, como babás e um cardápio especial para crianças.

"Quando uma família de quatro está hospedada em seu hotel, você tem quatro oportunidades para acertar ou quatro oportunidades para errar", disse Balin. "Se uma criança reclamar o tempo todo, isto estragará a estadia de todos. É preciso ser capaz de agradar a todos."

Isto inclui os pais e crianças mais velhas. O hotel Nickelodeon, por exemplo, está adicionando eventos para adolescentes, e o resort de San Diego terá um spa para toda a família.

Por sua vez, a Great Wolf Lodges oferece spas Aveda. Os parques aquáticos também oferecem atrações grandes o suficiente para que os adultos também possam desfrutar. "O pai não se sente como se tivesse invadido o playground do McDonald's", disse Emery.

A Great Wolf também recebe grupos de até 250 pessoas durante o ano letivo e está adicionando espaço de conferência em suas instalações. A mais recente, em Mason, Ohio, será inaugurada em dezembro, com um centro de conferências de 3.700 metros quadrados.

O hotel Nickelodeon em construção em San Diego também terá uma ala separada para reuniões comerciais e conferências.

"Se você quer realizar um encontro comercial", disse Melchiorri, "você nem lembrará que está em um hotel Nick". George El Khouri Andolfato

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