Cervejarias artesanais unem forças em nome da boa cerveja

Steve Raabe
The Denver Post
Em Fort Collins, Colorado

O mestre-cervejeiro Peter Bouckaert da New Belgium enche uma taça de cerveja "India Pale Ale" (de cor âmbar, super amarga), a cheira profundamente e então a bebe.

O sorriso que se abre em seu rosto poderia exibir um orgulho paterno. Exceto que, neste caso, é um orgulho de padrasto.

Isso porque a cerveja que Bouckaert produziu não é da New Belgium, mas da Elysian Brewing Company de Seattle.

Naquele que deve ser o primeiro empreendimento do gênero entre cervejarias artesanais, a Elysian e a New Belgium, produtora da popular cerveja Fat Tire, concordaram em compartilhar suas cervejarias.

Elas produzirão produtos uma da outra, fazer experiências com novas cervejas e expandir seus canais de distribuição.

"É um modelo único", disse Julia Herz, diretora de marketing de cervejarias artesanais da Associação das Cervejarias, com sede em Boulder. "Eu vejo claras vantagens em unir as culturas de duas cervejarias e ver como seus negócios interagem."

A parceria teve início em agosto quando, sob a orientação do co-fundador da Elysian, Dick Cantwell, os cervejeiros da New Belgium em Fort Collins produziram suas próprias versões da India Pale Ale Immortal, Night Owl Pumpkin Ale e Bifrost Winter Ale da Elysian.

Ao ajustar as receitas da Elysian para levar em consideração as diferenças de equipamento, altitude e estilos de fermentação, a New Belgium conseguiu produzir cervejas tão semelhantes às originais da Elysian que apenas cervejeiros profissionais poderiam perceber a diferença mínima, disseram representantes de ambas as empresas.

O empreendimento evoluirá no próximo mês, quando um contingente da New Belgium visitará a cervejaria Elysian de Seattle para experimentar novas receitas e se familiarizar com o equipamento da Elysian.

A Elysian, cuja produção anual de 6 mil barris é minúscula em comparação aos 493 mil barris da New Belgium, não está pronta para produzir as cervejas da New Belgium em quantidades comerciais.

Mas parte da cerveja da Elysian produzida em Fort Collins já foi enviada para os mercados da Costa Leste. Isso reduz em cerca de 1.600 quilômetros as distâncias de transporte da Elysian.

A New Belgium está oferecendo amostras da India Pale Ale Immortal da Elysian em sua sala de degustação em Fort Collins. Os produtos da Elysian não serão vendidos na New Belgium até que uma licença seja obtida, o que os representantes disseram que acontecerá no futuro próximo. A distribuição para outros pontos no Colorado acontecerá posteriormente.

A New Belgium é conhecida por sua consciência ambiental. A redução das emissões de carbono com a redução de transporte rodoviário e ferroviário faz parte do apelo da joint venture, disse Greg Owsley, diretor chefe de construção de marca da New Belgium.

Se a parceria com a Elysian for bem-sucedida, ela poderia levar a iniciativas semelhantes em escala comercial com outras cervejarias artesanais, nas quais a economia nos gastos e a redução de carbono poderiam ser significativas, disse Owsley.

Esse tipo de eficiência foi o principal motivo por trás da recente fusão das operações americanas da Molson Coors e da SABMiller, formando a nova MillerCoors.

Em uma escala claramente menor, a parceria entre a Elysian e New Belgium até o momento é movida menos pela sinergia e mais pela curiosidade e admiração mútua.

"Não é realmente uma estratégia de negócios a esta altura", disse Owsley. "Certamente, isso promoverá nossa marca e a marca deles, mas a princípio é uma aliança cultural. Nós queremos promover a cultura da grande cerveja." George El Khouri Andolfato

UOL Cursos Online

Todos os cursos