Superexposição ameaça imagem de Tom Cruise

Anthony Breznican

Todos sabem que Tom Cruise tem flertado bastante ultimamente --não apenas com sua nova noiva, Katie Holmes, mas com o risco da superexposição.

Reuters 
O astro não se constrange ao demonstrar publicamente seu afeto por Katie Holmes
Em várias recentes aparições, o ícone das telas têm vivido à altura do apelido de personagem em "Top Gun" --Maverick (independente, rebelde).

Na última sexta-feira (24/06), a rede de TV NBC exibiu uma entrevista que se tornou breve quando o co-apresentador do programa "Today", Matt Lauer, pressionou Cruise sobre suas posições antipsiquiatria, que derivam da devoção do ator à Igreja da Cientologia.

Cruise chamou Lauer de "falastrão" por dizer que algumas pessoas com desordens mentais foram ajudadas por medicamentos.

Outros episódios que chamaram atenção incluem:

  • A rápida aparição em "Oprah" no mês passado, na qual Cruise confessou à famosa apresentadora o seu amor por Holmes;

  • As repetidas exibições públicas de afeto com Holmes, incluindo o recente noivado na Torre Eiffel, apesar de terem começado a sair juntos em março;

  • As críticas a Brooke Shields por tomar antidepressivos para combater a depressão pós-parto, pelas quais Cruise foi condenado por psiquiatras;

  • A repreensão aos brincalhões que esguicharam água no rosto dele em uma pré-estréia em Londres.

    Apesar de tudo isto ter acontecido durante a blitz publicitária de Cruise para o épico de ficção científica de US$ 128 milhões do diretor Steven Spielberg, "Guerra dos Mundos", que estréia na quarta-feira (dia 29), os observadores de Hollywood prevêem que o filme não será prejudicado.

    "A única coisa que pode afastar Tom Cruise da posição de grande estro do cinema é fazer filmes ruins, e ele tem tido um gosto incrivelmente bom na escolha dos projetos certos e das pessoas que trabalham neles", disse Harry Knowles, editor do site independente sobre cinema AintItCoolNews.com.

    O comportamento de Tom Cruise "é distrativo, mas não o suficiente para afugentar pessoas do filme", disse o editor de notícias do SciFi.com, Patrick Lee. "As pessoas querem ver apenas os alienígenas destruindo o mundo."

    O gerenciador de crises de relações públicas, Michael Sitrick, autor de "Spin: How to Turn the Power of the Press to Your Advantage", disse que se tornar objeto de escárnio não é bom.

    "De vez em quando todo mundo é alfinetado pelos Lettermans e Lenos, mas quando estão no noticiário constantemente, logo se torna maior do que a realidade e é preciso assumir o controle da percepção", disse Sitrick.

    "Se eu o estivesse orientando, diria a ele que recuasse."

    Mesmo assim, ele disse que o comportamento animado de Tom Cruise e suas posições religiosas não são suficientes para fazer as pessoas deixarem de gostar dele.

    "Eu acho que todos os fãs dele sabem das posições dele sobre a Cientologia, de forma que o fato de ser devotado à Cientologia não é uma surpresa."

    Lee disse que o público irá em peso assistir "Guerra dos Mundos".

    Anne Thompson, vice-editora de cinema do jornal "The Hollywood Reporter", atacou Cruise em uma recente coluna por ser inábil com sua imagem pública, ao demitir sua antiga assessora linha dura, Pat Kingsley, e contratando sua irmã, Lee Ann DeVette, para o lugar dela.

    "Eu nunca imaginei que viveria para ver o dia em que veria os benefícios do estilo protetor de relações públicas (de Kingsley)" disse Thompson. "Mas astros de cinema não podem correr o risco de cometer erros, porque tudo o que fazem se espalha como vírus na Internet."

    Ela disse considerar o ator à prova de balas a curto prazo.

    "É possível que teria sido prudente reduzir um pouco a exposição de Cruise antes de 'Guerra dos Mundos'", disse ela. "Eu não acho que qualquer resposta à campanha de publicidade de Cruise afastará as pessoas dos cinemas. A pergunta é qual será o impacto de longo prazo na forma como o público o vê?"

    Se o público adorar este filme e o futuro "Missão: Impossível 3", acrescentou Thompson, "as pessoas lembrarão por que gostam dele." As últimas atitudes do astro de "Guerra dos Mundos" são criticadas George El Khouri Andolfato
  • UOL Cursos Online

    Todos os cursos