UOL Notícias Internacional
 

16/12/2006 - 00h24

Colegas de viagem ajudam viajantes a dar início a rede de amizades

USA Today
Kitty Bean Yancey

USA Today
Kyle Plitt, 24, de Portland, Oregon, pretende viajar pela primeira vez na vida a Nova York em janeiro, mas ele não quer cair nas tradicionais armadilhas reservadas aos turistas.

É aí que entra a nova-iorquina de Manhattan, Kat Voboril, também de 24 anos, que conhece a cidade como a palma da mão, e é capaz de mostrar os melhores e os mais recentes bares, lojas, academias de ioga e restaurantes.

Os dois se comunicaram durante quatro meses pelo Tripmates.com, um serviço gratuito que possibilita que viajantes conversem pela Internet com moradores dos locais de destino, capazes de fornecer conselhos e de promover passeios turísticos. E às vezes esses contatos resultam até em namoro.

Voboril, que é profissional de marketing, procurou o site por recomendação do seu irmão.

"Ele viajou por toda parte, e gosta de saber o que está fazendo quando viaja", conta ela. Voboril se prontificou a ser uma espécie de "guru de viagens" para Nova York no Tripmates porque "é divertido ser uma especialista" (ela ajudou uma integrante do grupo a encontrar um bom cabeleireiro nova-iorquino). E ela está de olho nos membros do Tripmates na Itália. "Quero ir à Itália - creio que seria divertido conhecer alguém lá", explica Voboril.

O Tripmates permite ainda que os seus membros compartilhem fotografias, análises, vídeos e periódicos relativos aos seus locais de viagem. Ele foi elaborado para ser um site social do tipo MySpace para os viajantes, diz o fundador e presidente do Tripmates, San Rogaway, 27.

"A idéia surgiu a partir das minhas próprias viagens - era difícil encontrar informações atualizadas e precisas, e eu não queria terminar ficando em um hotel sufocante ou visitando um clube noturno que deixou de ser legal há um ano", diz ele.

"Viajei bastante sozinho, e pensei que poderia ser legal e divertido conhecer alguém para compartilhar as atividades. Quis possibilitar às pessoas que conhecessem nativos e outros viajantes, e que não se sentissem como simples turistas".

Agrupar viajantes não é uma idéia nova, mas a tendência está crescendo. Websites como o CruiseMates.com e o SinglesCruise.com, além de boletins de mensagens como o TripAdvisor.com, que permitem que os usuários se encontrem e façam planos juntamente com outros viajantes.

O CouchSurfing.com faz com que os viajantes se comuniquem com alguém que esteja em uma casa ou apartamento no seu local de destino. No VirtualTourist.com, os moradores locais oferecem conselhos de viagem. O ZoomAndGo exibe vídeos amadores de viagens.

Rogaway diz que o Tripmates já conta com 6.000 membros, em sua maioria na faixa etária de 18 a 35 anos. A maioria é dos Estados Unidos, mas a filiação internacional está aumentando.

Ele informa que o site é perfeito para aquilo que chama de "encontro no local de destino" - ou seja, conhecer alguém durante uma viagem e vê no que esse contato vai dar. Na verdade, o Tripmates lembra bastante um serviço online de namoros: os membros podem publicar fotos e informações sobre si.

Por exemplo, um membro chamado Nicolas, de 33 anos, de Lausanne, na Suíça, diz estar interessado em conhecer mulheres para paquerar. Ele sonha em visitar os Estados Unidos.

Enquanto isso, Voboril e Plitt dizem que, embora tenham algumas coisas em comum (por exemplo, ambos já moraram em Portland), não estão buscando um relacionamento amoroso.

Plitt, que trabalha na indústria financeira, está entusiasmado com a perspectiva de ver a Times Square e os "pontos quentes" de Manhattan.

Ele diz que ele e Voboril estão "falando sobre se conhecerem em um restaurante sobre o qual ela falou".

"É tão divertido mostrar a cidade a pessoas de fora", diz Voboril. "Quando sou capaz de ajudar alguém e fazer com que a pessoa tenha uma experiência melhor, me sinto bem. E espero que alguém faça o mesmo por mim."

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    $date.format("HH'h'mm", $data)

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host