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PRIMEIROS PASSOS
Bê-á-bá da Internet > Web

Netiqueta

A boa convivência na Internet depende de uma série de regras conhecidas como netiquette ou etiqueta na rede. As regras incluídas na etiqueta não foram definidas por uma autoridade no assunto, mas criadas pelos próprios usuários ao longo do tempo. Também não existe um texto único e definitivo sobre o tema, mas várias interpretações espalhadas pela rede. Aqui você vai encontrar uma pequena compilação das regras mais importantes, assim como a lista dos documentos que foram consultados.

Correio eletrônico

Saudação
    Apesar do caráter informal, o e-mail não aboliu as regras da boa educação por escrito. Portanto, não abdique de saudações e despedidas educadas como, "Caro Sr.(a)", "Bom dia" e "Atenciosamente".
Acentuação
    Nem todos os usuários da Internet estão preparados para receber mensagens acentuadas de correio eletrônico. Antes de enviar uma mensagem com acentos, pergunte ao destinatário se ele tem um programa de correio eletrônico que aceita esse tipo de texto. Programas como o Eudora, o Netscape Messenger e o Outlook Express entendem os acentos.
Uso de maiúsculas
    A maior parte das regras de etiqueta na rede dizem respeito à
    composição de mensagens de correio eletrônico ou em grupos de discussão. A primeira e mais conhecida dessas regras é: nunca use CAIXA ALTA em todo o seu texto. Convencionou-se na Internet que a caixa alta serve para fazer de conta que você está GRITANDO. Somente utilize maiúsculas quando quiser dar ênfase a algumas palavras. Veja o exemplo:

    Errado:
    GOSTARIA DE CONFIRMAR REUNIÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA. DEVEMOS ESCOLHER CORES DOS PRODUTOS.

    Certo:
    Gostaria de confirmar reunião na próxima segunda. Devemos escolher cores dos produtos.
Use citações em respostas
    Quando estiver escrevendo uma resposta a uma mensagem que chegou por e-mail, cite uma parte do texto recebido para que o autor saiba do que você está falando. Isso é particularmente importante se o seu correspondente se comunica com diversas pessoas via e-mail ou se você demorou vários dias para escrever a resposta. Seu correspondente pode simplesmente ter esquecido do que se tratava a mensagem anterior. Utilize o sinal de maior do que (>) para indicar o trecho citado. Alguns softwares de e-mail, como o Eudora, incluem automaticamente o sinal na opção Reply. Veja o exemplo:

    >Gostaria de confirmar reunião na próxima segunda. Devemos escolher >cores dos produtos.

    Tudo bem. Que tal às onze horas?
Use linhas de no máximo 65 colunas
    Escreva linhas com no máximo 65 caracteres (colunas). Assim você terá certeza de que todas as pessoas poderão ler sua mensagem sem problemas de quebra de linha, independente do software que utilizam. O uso de linhas curtas também ajuda quando um texto é citado várias vezes e acumulou muitos caracteres de maior (>) do que no começo de cada linha.
Como enfatizar palavras
    Além da caixa alta, você pode utilizar caracteres como o asterisco (*) e o sublinhado (_) para dar ênfase a determinadas palavras. É como se você estivesse utilizando o negrito e o itálico, respectivamente. Veja o exemplo:

    Favor prestar muita atenção à quantidade
    dos produtos pedidos. Em nosso estoque
    temos apenas *doze* unidades.
Anexos
    Muitos não pensam duas vezes antes de enviar aquela imagem engraçada para todo mundo em sua lista de contatos. Só que, às vezes, a tal da imagem tem quase 1MB, um tamanho absurdo para ser enviado por e-mail. Mesmo que sua conexão seja por rede ou outro sistema de alta velocidade, lembre-se de que a grande maioria dos internautas usa modem -em geral, lentos. Portanto, só envie anexos (attachments) acima de 50KB em caso de absoluta necessidade ou com a anuência prévia do destinatário. Um bom caminho para reduzir o tamanho de seus anexos é compactá-los, usando um programa como o Winzip.
Texto formatado
    Nem todos os programas de E-mail aceitam textos coloridos, em itálico ou em negrito. Portanto, pense bem antes de encher suas mensagens de enfeites.
Textos longos
    As pessoas têm cada vez menos tempo -e isso se aplica à leitura também. Não se estenda em suas mensagens. Vá direto ao assunto, mas sem ser grosseiro, claro.
Correntes e boatos de vírus
    É simples. NÃO repasse correntes. NÃO repasse anúncios de vírus que causarão o fim do mundo. Essas duas pragas da Internet servem apenas para entupir a rede e obrigar as pessoas a apagar mensagens inúteis. Se você quiser saber como identificar um desses boatos estapafúrdios de vírus, clique aqui.
Usenet, listas de distribuição e fóruns
    As regras de comportamento do correio eletrônico também podem ser utilizadas quando se está participando de grupos de discussão da Usenet e em listas de distribuição. Nesses dois sistemas, é preciso que todos os usuários respeitem as regras de convivência. Do contrário, a comunicação se torna inviável.
Leia a FAQ
    Antes de começar a fazer perguntas em um grupo de discussão, leia o arquivo que contém as respostas para as perguntas mais feitas naquele grupo. Esse documento, chamado de Frequently Asked Questions (FAQ), está disponível nos arquivos de cada grupo.
Acompanhe a discussão
    Antes de entrar em uma discussão, leia todas as mensagens enviadas até o momento sobre aquele assunto e faça uma adequação do tom de sua mensagem à linguagem utilizada pelos demais participantes. Também é importante conhecer as opiniões já manifestadas para não ficar repetindo idéias já utilizadas. Enviar opiniões do tipo "também acho" são dispensáveis.
Mantenha-se no tema
    Uma das formas mais fáceis de comprar briga em grupos de discussão é enviar mensagens com assuntos fora do tema do grupo. Leia a FAQ do grupo para saber o que pode ser discutido e quais são os tipos de mensagens indesejáveis.
Escolha bem o destinatário
    Quando você estiver respondendo mensagem de um companheiro de grupo, avalie se é necessário enviar uma cópia para o grupo ou apenas responder diretamente ao autor da mensagem original. Perguntas comuns ou fora do tema não devem receber respostas abertas para o grupo, mas particulares.
Dê resposta ao grupo
    Quando fizer uma pergunta e receber respostas particulares de vários participantes, ofereça fazer uma compilação e enviar para as pessoas interessadas.
Evite mensagens inflamadas
    Conhecidas em inglês como flames, as mensagens inflamadas são a praga dos grupos de discussão. Uma vez iniciada uma corrente de flames é difícil conter os ânimos. Quando receber uma mensagem desse tipo, ignore-a.
Respeite o seu correspondente
    Não envie cópia de uma mensagem particular para um grupo de discussão sem permissão do autor.
Pense globalmente
    Tenha em mente que podem existir no grupo participantes de nacionalidade, raça, credo, idade e sexo diferentes do seu. Tome cuidado nos seus comentários para não ofender seus companheiros.
Em viagem, saia da lista
    Se você sair em viagem ou não puder acessar a rede por mais de uma semana, cancele sua assinatura na lista de distribuição.
Citações
    Citar uma mensagem colocada em um grupo de discussão também é importante. Às vezes você quer fazer um comentário apenas sobre determinada parte de um texto de um companheiro de grupo. Outras vezes você vai querer pegar cada trecho de uma mensagem e escrever um comentário. Assim como nas mensagens pessoais, utilize o sinal de maior do que (>) para indicar o trecho citado. Além disso, coloque o nome, o endereço eletrônico e data da mensagem citada. Veja o exemplo.

    Em 01/01/96, João da Silva
    (jsilva@uol.com.br) escreveu:
    >A última reunião do grupo foi
    >realizada no dia 23 de setembro.

    Na verdade, João, essa foi a penúltima
    reunião. Nos encontramos mais uma
    vez em 12 de janeiro.
Evite mensagens longas
    Evite enviar mensagens longas para o grupo. Se for impossível diminuir o tamanho da mensagem, inclua o aviso AVISO: MENSAGEM LONGA.
Múltiplos grupos
    Quando enviar mensagens para vários grupos, coloque no topo da mensagem a lista dos grupos que estão recebendo o texto e um pedido de desculpas por eventuais recebimentos duplos no caso de usuários que assinam mais de uma lista.
Verifique o destinatário
    Quando responder mensagens de um membro do grupo, verifique se a mensagem não será enviada por engano para a lista. Cheque o campo From: da mensagem que está sendo respondida.
Guarde a FAQ do grupo
    Guarde o arquivo de FAQ para não ter de ficar fazendo perguntas do tipo "como faço para sair dessa lista" para o grupo. Se você perder a FAQ, envie o comando help para o endereço do servidor de listas, o programa que administra o grupo de discussão.