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10/11/2003 17h12

Banco Central adverte sobre e-mail falso que pede dados bancários

Da Redação *
Em São Paulo

O Banco Central emitiu na manhã desta segunda-feira um alerta sobre um e-mail fraudulento que começou a circular na Internet na última sexta-feira, orientando correntistas a atualizar dados cadastrais bancários.

O e-mail traz um golpe conhecido: o internauta recebe um e-mail com um link que acredita ser verdadeiro, mas que na realidade o leva para um site clonado que registra suas informações pessoais (senha, número de cartão de crédito ou conta corrente).

No caso do e-mail envolvendo o nome do Banco Central -com o título 'Informe Banco Central do Brasil 65789'-, o internauta é levado a acreditar que precisa alterar seus dados cadastrais bancários porque a Receita Federal poderá reduzir o "número de fraudes virtuais no nosso país".

O e-mail traz links para os bancos Itaú, Caixa Econômica Federal, Real e Banco do Brasil. Ao clicar nesses links, o internauta é mandado para um site falso (aparência igual ao do verdadeiro), onde ele pode inserir o número da conta e a senha.

Se o golpe é velho, por que só agora o Banco Central resolveu se manifestar? Segundo Antero Meirelles, consultor de administração do Banco Central, é a primeira vez que o nome do Banco Central é envolvido em fraude como essa, com um e-mail que supostamente teria sido gerado a partir do Banco Central.

De fato, a mensagem falsa do BC traz informações que levariam qualquer um a acreditar na veracidade do pedido. Ela cita leis e internet banking, com link para o site da Imprensa Oficial do governo. Alerta para o crescimento das fraudes virtuais e para a falta de legislação adequada que coiba esse tipo de crime. Apela para "os centenas de clientes que foram vítimas de ataque virtual" para justificar a atualização cadastral. E termina assinando com o nome de um suposto funcionário do Banco Central. (Leia a íntegra do e-mail).

De acordo com Meirelles, o Banco Central não envia e-mails para correntistas. "Em geral, nenhum banco envia. Portanto, se você receber um e-mail de algumas instituições bancárias, desconfie e ligue para confirmar", diz ele.

Por parte do BC, não há como prevenir esse tipo de golpe. Cabe ao internauta estar atento para e-mails que pedem dados como conta-corrente e senha. Embora o BC acione a Polícia Federal, a legislação ainda é falha quando se trata de crimes eletrônicos, diz Meirelles.

Uma dica para não cair nesses contos do vigário é evitar acessar sites de bancos a partir de links colocados em mensagens por e-mail. Prefira, sempre, digitar o endereço do banco diretamente no campo de endereço do navegador. Isso evita que o internauta seja direcionado para sites clonados.

Assinante UOL
Na última sexta-feira, quando os primeiros e-mails falsos começaram a circular, a equipe de Segurança de Tecnologia do UOL passou a bloquear o site clonado a que os links da mensagem encaminhavam o internauta. Qualquer assinante que se conecta à Internet usando números telefônicos do UOL que recebesse o e-mail, a partir de então, não conseguiria acessar os sites por meio dos links fraudulentos.

Nesta segunda-feira, os servidores do UOL passaram a filtrar as mensagens com as características do e-mail falso, impedindo que elas fossem para a caixa de entrada do assinante.

O UOL possui meios de filtrar mensagens eletrônicas sem que seja necessário olhar o conteúdo da mensagem e sem invadir a privacidade do assinante.

Veja abaixo quais são os golpes mais comuns na Internet e como não cair nesses contos do vigário:

  • Truques que os hackers usam para enganar internautas

  • Bancos costumam ser vítimas de sites clonados

  • Dicas auxiliam internauta a reconhecer fraudes na Web

  • Programas antvírus e antispam ajudam a proteger o micro


  • (*) Com Folha Online e Reuters




     

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