Em novembro de 2024, um novo canal de notícias estreou. O Times Brasil - conteúdo licenciado CNBC, nova empreitada do jornalista Douglas Tavolaro, surpreendeu o público e o mercado ao escantear a marca americana CNBC.
Além da confusão entre nomes, a estreia foi marcada por erros de transmissão e falhas técnicas.
Quando percebi que havia sido entregue algo diferente do prometido --em vez de uma franquia da CNBC dos EUA, um canal desconhecido--, decidi entender o que estava por trás dessa história.
Ouvi empresários e executivos de TV, que me surpreenderam ao dizer que Tavolaro não licenciou a marca CNBC, mas fez um acordo de licença de conteúdo.
Isso significa que ele pode transmitir o conteúdo da CNBC, mas não pode dar o nome de CNBC à emissora.
Não foi isso, entretanto, que foi divulgado desde o anúncio desse novo canal. A promessa era de um acordo como o da CNN Brasil, que também teve Tavolaro como executor.
Ele precisou trazer o nome Times Brasil de última hora e deixar claro o tipo de licença contratado. Tavolaro não conseguiu financiamento externo para comprar o direito de uso da marca --cerca de R$ 60 milhões por ano. |