UOL Notícias Ooops!
 

21/12/2009 - 14h21

TV Globo derrapou no ibope em 2009

Ricardo Feltrin
Colunista do UOL
A Record foi a que mais perdeu ibope, o SBT também sofreu com a fuga de telespectadores, mas a Globo também não pode se gabar de 2009. Na Grande São Paulo, das 7h à 0h, o ibope da Globo derrapou e deve fechar o ano com 0 de crescimento.



Como dezembro é historicamente um mês com menor índice de TV's ligadas (share), é praticamente impossível à TV Globo reverter os índices alcançados até novembro, data deste levantamento.

Em 2009, na Grande SP, a média da emissora está na casa dos 17,5 pontos, exatamente a mesma coisa obtida no ano passado.

Em vários meses, a oscilação foi mínima. Veja:

Janeiro - 16,9

Março - 16,8

Maio - 17,2

Outubro - 17,2

Novembro - 16,4

Cada ponto equivale a 60 mil domicílios sintonizados na Grande SP.

No chamado PNT (Painel Nacional de Televisão), o crescimento da Globo foi ínfimo, apenas 1% (de 19,3 em 2008, para 19,5 este ano).

Nova plataforma

Apesar dos números acima, cabe uma consideração. A Globo tem tido considerável sucesso em ibope de seus programas na internet. Ou seja, a emissora construiu uma plataforma sólida, eficiente e prática que também vem ganhando telespectadores.

Nunca se viu tantos gols da rodada, e outros programas da Globo na internet como em 2009. E aí, na internet, a emissora leva uma notável vantagem sobre suas concorrentes. A começar por seu conteúdo esportivo e jornalístico, ambos infinitamente superiores ao, por exemplo, da Record.

Já no caso do SBT, o afastamento completo da internet nos últimos anos precisa ser urgentemente revertido em grande investimento. Sob o risco de a emissora perder o novo bonde cibernético da história.

Domingo é a grande incógnita da TV em 2010

Ao avaliar os índices e curvas de audiência dos últimos meses, pode-se concluir que o dia em que haverá mais disputa por ibope no próximo ano é o domingo.

É o dia em que as emissoras mais se equiparam em médias de ibope, e em que ocorre maior variação entre os segundo e terceiro colocados.

É também o dia em que a Globo sofre a maior ameaça no horário da tarde e noite, quando sofre assédio da Record e do "Pânico na TV", da Rede TV. O domingo também é um dia em que o SBT tem condições de se manter na luta pela vice-liderança, já que tem atrações que têm se mostrado boas de briga, como Eliana e o próprio "Programa Silvio Santos".

Em nome do espírito natalino, a coluna de hoje só traz elogios e nenhuma irritação.

Quem é Legal - "Profissão Repórter"

Estreou no ano passado como programa e termina 2009 ainda como a atração mais interessante da TV aberta. Fato mais raro ainda, tem uma pauta e uma edição tão qualificadas que mantêm episódios de alto nível por muitas e muitas edições consecutivas.

Quem é Legal - Tiago Leifert

Merecidíssimo o prêmio que recebeu da APCA, como Melhor Apresentador de 2009. Despojado, despretensioso, estilo gente como a gente, Tiago mudou, de certa forma, a linguagem esportiva dos últimos anos na TV aberta. Não é para qualquer um.

Quem é Legal - Diego Souza

O palmeirense só teve tristeza no segundo semestre, mas pelo menos fica esse gol histórico contra o Atlético Mineiro.

Veja em vídeo a mais notícias exclusivas de TV, música e patos no programa Ooops!

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host