Topo

Opinião: Quanto à tática política, fala de Bolsonaro foi perfeita

Pronunciamento de Bolsonaro em rede nacional provocou uma série de críticas de autoridades - Reprodução/Palácio Do Planalto
Pronunciamento de Bolsonaro em rede nacional provocou uma série de críticas de autoridades Imagem: Reprodução/Palácio Do Planalto

Rodrigo Perez Oliveira

Especial para o UOL*

25/03/2020 16h12

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está monopolizando a narrativa da defesa dos empregos e da sobrevivência material dos brasileiros. Do ponto de vista da tática política, o pronunciamento de ontem foi perfeito.

Em cadeia nacional, Bolsonaro criticou as medidas de isolamento social e disparou: "Nossa vida tem que continuar. Os empregos devem ser mantidos. O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos, sim, voltar à normalidade".

A fala de Bolsonaro contraria as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do próprio ministério da Saúde, que afirma que, se os contatos não forem restringidos, o Brasil verá casos de covid-19, a doença causada pelo coronavírus, dobrarem a cada três dias.

Mas Bolsonaro passou por cima de tudo isso e foi à TV apresentar-se como defensor da renda e do trabalho do cidadão.

Enquanto isso, do lado de cá, só falamos em quarentena, em isolamento.

Com a estratégia, Bolsonaro atenta contra a saúde pública, mas mostra que matou a charada.

Não existe cuidar das pessoas e depois cuidar da economia. Cuidar da economia é cuidar das pessoas também. Economia real ė comida no prato do povo.

Alguém do campo democrático precisa aparecer com uma alternativa que não seja o simplesmente "fiquem em casa".

Alguém precisa desmascará-lo, falar claramente em renda mínima, em expropriação dos lucros dos bancos para distribuição universal de renda.

Mas ficam só no "fica em casa, fica em casa". E enquanto isso, as pessoas comem como?

Bolsonaro é deplorável. Mas politicamente está dando um banho em todos nós.

*Rodrigo Perez Oliveira pesquisa história política brasileira e é professor de Teoria da História na graduação e na pós-graduação da Universidade Federal da Bahia.