Publicidade


Especiais

Matérias sobre a sua equipe; leia








Quarta - 01/11

Brasileiro

21h45 - Fortaleza x Corinthians



14h02 29/03/2004

CT homenageia João Saldanha

Novo centro de treinamento do Botafogo terá o nome de uma das maiores figuras do clube.

Bernardo Coimbra, do Pelé.Net

RIO DE JANEIRO - A reinauguração do campo de treinamento em General Severiano, nesta segunda-feira, ganhou mais emoção quando o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, apresentou para todos o conselheiro Manoel Renha, que ajudou em muito na concretização do CT. Objetivo era dar o nome deste ilustre torcedor ao local, mas o próprio preferiu transferir esta homenagem a João Saldanha.

Segundo Manoel Renha, que ajudou no financiamento da construção do CT, João Saldanha estará sempre iluminando os jogadores. O conselheiro e torcedor é sócio do Botafogo desde 82 e empresário do ramo de informática.

"Foi uma justa homenagem. A obra demorou quatro meses para ficar pronta e não estamos devendo mais nada. Agora são eles (jogadores) que estão nos devendo", disse referindo-se ao Botafogo não ter chegado a semifinal da Taça Guanabara e nem da Taça Rio.

João Sem Medo

João Saldanha, torcedor fanático pelo Botafogo, foi dirigente e depois técnico. Comandou a equipe Alvinegra na conquista do Campeonato Carioca de 1957, quando o Alvinegro massacrou o Fluminense por 6 x 2, com cinco gols de Paulo Valentim e um de Garrincha.

Foi também jornalista e técnico da Seleção Brasileira. Armou o time que encantaria o mundo na Copa do México, em 70. Polêmico, foi substituído por Zagallo, logo após ter se negado a convocar o centroavante Dario. A sugestão havia partido do então presidente Médici.

"Ele não me pergunta quem eu quero para ministro. Então porque tenho que dar atenção a ele na hora de convocar a Seleção?", questionou Saldanha, que voltaria a exercer a função de jornalista até morrer em julho de 1990, durante a cobertura da Copa do Mundo da Itália.




Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:
© Copyright Zipsports Ltda. Todos os direitos reservados