Quarta - 01/11

Brasileiro

21h45 - Fortaleza x Corinthians

Nome: José Benedito Tobias

Nascimento: 13/05/1949

Estréia: Moto Clube 0 x 3 Corinthians, em 5/10/1975

Jogos: 125

Gols Sofridos: 95

Título: Paulista (1977)
dados pelo Corinthians

Tobias



Um dos responsáveis pela média de 0,79 gol sofrido por jogo na campanha do título de 1977, Tobias foi o goleiro em quase todas as partidas daquele campeonato. Esse "quase", por pouco, não o tirou do pôster de campeão. Afinal, na segunda das três partidas da decisão, ele estava suspenso e foi substituído por Jairo.

"Claro que não torci pela derrota, mas ia ser triste ficar fora do pôster", recorda Tobias, durante conversa na ONG que mantém no bairro de Pinheiros, em São Paulo, ao lado dos também campeões Zé Maria e Geraldão, além do ex-palmeirense Dudu. Na espaçosa casa, eles abrigam ex-moradores de rua e os ajudam a entrar no mercado de trabalho.

Mas esse não é o único projeto em que está envolvido Tobias. Além da ONG, que recebe ainda encontros para ajudar viciados em drogas e no álcool, o ex-goleiro trabalha há cerca de dois anos na secretaria de Esportes de Osasco, onde inicia jovens no futebol.

A bola também segue fazendo parte da vida de Tobias. Afinal, ele preside a seleção brasileira de masters. "Faço os contatos com as cidades interessadas, chamo os jogadores e organizo as passagens aéreas e os cachês que cada um recebe", explica ele.

Da conquista de 77, Tobias tem muito vivo na memória um fato que o marcou. "O Paulo Egydio [Martins], governador de São Paulo na época, foi comigo e mais alguns jogadores para o sítio dele em Itu logo depois da última partida, porque não dava para sairmos na rua em São Paulo. Durante dois dias alguns policiais ficaram no meu prédio, porque tinha gente o tempo todo querendo subir para pegar minha camisa, alguma recordação...", conta.

© Copyright Zipsports Ltda. Todos os direitos reservados

Shopping UOL