UOL Notícias Política
 

28/05/2009 - 14h58

PCdoB pede processo contra Bolsonaro por cartaz polêmico

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília
O PCdoB pediu nesta quinta-feira (28) a instauração de um processo contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por causa de um cartaz pendurado na porta de seu gabinete: "Desaparecidos do Araguaia. Quem procura [osso] é [cachorro]".
  • O cartaz está afixado no gabinete do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) desde 2005



O texto faz referência à abertura dos arquivos da ditadura e a busca dos mortos da guerrilha do Araguaia, organizada pelo PCdoB onde atualmente é o Estado do Tocantins. Bolsonaro é o único congressista a defender abertamente o período do Regime Militar (1964-1985) no Brasil.

Na quarta-feira (27), a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) fez um discurso contra o cartaz no plenário. Deputados que estavam próximos dizem que ela foi provocada por Bolsonaro. Ele teria dito que haveria problema em achar os "terroristas" mortos, pois eles teriam sido enterrados em cova rasa e comidos pelos porcos. Em seguida, Bolsonaro disse sentir pena dos porcos.

O que você acha de o deputado Jair Bolsonaro ironizar a busca de corpos do Araguaia?

"Esses terroristas foram fazer o que lá? Pescar lambari? Não, eles foram tomar o poder", disse o deputado por telefone ao UOL Notícias. Bolsonaro afirmou ainda não ter medo de ser cassado ou repreendido. "Eu tenho imunidade para que? Com certeza não é para se juntar a essa esquerda."

Na sua representação, o partido comunista afirma que a conduta do deputado "ofende e desrespeita" a criação pelo governo, em 1995, de uma Comissão Especial voltada a encontrar as vítimas do embate entre os guerrilheiros e os militares. Eles se baseiam no trecho do regimento do Conselho de Ética que caracteriza como quebra de decoro parlamentar "praticar atos que infrinjam as regras de boa conduta nas dependências da Casa".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,01
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,56
    62.017,97
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host