UOL Notícias Política
 

26/06/2009 - 15h55

Campanha no Twitter pede #forasarney com mais de 10 mil mensagens em uma hora

Do UOL Notícias
Em São Paulo
Atualizada às 17h44

Uma campanha no site de microblogging Twitter pede "Fora Sarney".

  • Reprodução

    Posts pedindo o #forasarney no twitter

Por volta de 15h30, o UOL Notícias chegou a contabilizar 110 posts no Twitter num único minuto (o ritmo cresceu depois disso; entre 15h e 16h, foram mais de 10 mil mensagens postadas sobre o tema). A quase totalidade de pessoas numa postura crítica contra o presidente do Senado - com mensagens semelhantes às da internauta identificada como liviaces liviaces: "A campanha tá umas duas décadas atrasada mas, enfim, nunca é tarde pra um #forasarney =P".

No twitter, é possível localizar todas as mensagens da campanha por meio da tag #forasarney. As pessoas colocam os comentários e incluem a tag como forma de marcar a mensagem. Como explica Purnima: @odiluvio: "coloca a hashtag #forasarney, assim o twitter consegue localizar, essa é a moral!". As mensagens no twitter têm de ter, no máximo, 140 caracteres.

A ação, combinada para começar às 15h, tirou do ar o site http://blablabra.net/, que contabiliza as tags mais citadas no twitter.

Os participantes comemoram também a "derrubada" do site migre.me, um sistema de "compactação" de urls (no site, uma mensagem afirmava que o sistema estava sendo atualizado, sem fazer qualquer relação com o twitter). "Jonny, se a gente consegue derrubar o migre.me vamos derrubar o Sarney! #forasarney. Vamos fazer um FlashMob 6 da tarde!"

A campanha foi marcada para começar no mesmo momento em que se iniciava manifestação em São Luís, capital do Maranhão, contra o Sarney. Como disse giordanofalves, respondente a @marcelotas e a @larissaglob: "quem ñ está em S. Luis pode protestar via web! #forasarney às 15h tds no twitter".

"Precisamos moralizar esse pais pois esta uma vergonha #forasarney #forasarney #forasarney #forasarney #forasarney #forasarney", repetia iDeiadAndreia. Bruno Pinheiro completava: "#forasarney já aderi. E o #foralula pq nunca pegou? Que raios de escudo protetor cobre este presidente cara-de-pau????". paulosena foi na onda: "Já que tá todo mundo nessa, eu também né #forasarney". danielborja completa: "Só falta #forasarney tirar o Twitter do ar."

Sarney deveria renunciar à presidência do Senado?

Há também espaço para ironia. moskito avisa: "Sou sobrinho de Senador, minha gente... Cade meu emprego? http://bit.ly/4alzTd (expand ) #forasarney.

#ficasarney
O #forasarney estimulou também o #ficasarney, que ironiza não só a campanha, mas também o próprio Sarney. nigelgoodman afirmou: "#ficasarney e depois lembra que eu te ajudei quando tu tava na merda". bzirpoli comentou: "Engraçado que se Sarney sair, mó GALERE vai achar que foi por causa das internets. #ficasarney".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,03
    3,900
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    -0,43
    97.623,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host