UOL Notícias Política
 

02/07/2009 - 22h26

AGU pede depoimento do major Curió sobre a guerrilha do Araguaia

Do UOL Notícias
Em São Paulo
A Advocacia Geral da União (AGU) pediu nesta quinta-feira (2) que o tenente coronel da reserva, Sebastião Curió Rodrigues de Moura, conhecido como major Curió, seja intimado a prestar esclarecimentos sobre a guerrilha do Araguaia - operação contrária ao regime militar organizada no interior do país por membros do PC do B durante a década de 70. A petição foi protocolada pela Procuradoria Regional da União da 1ª Região na 1ª Vara Federal de Brasília.

Curió atuou na repressão do grupo e deu recentemente uma entrevista ao jornal "Estado de S.Paulo" afirmando que integrantes da guerrilha foram rendidos e executados pelas forças militares do governo brasileiro.

Segundo nota da AGU, a petição foi entregue à juíza Solange Salgado e "informa que o major poderia ter possíveis documentos relativos à Guerrilha, necessários para o cumprimento da sentença que determina a localização dos restos mortais dos participantes do movimento".

Em 2003, a Justiça determinou um prazo de 120 dias para que os corpos de guerrilheiros desaparecidos fossem encontrados e devolvidos às famílias. Passados seis anos, uma expedição comandada pelo Exército começa a percorrer a área na próxima semana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,39
    5,761
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h55

    2,49
    96.294,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host