UOL Notícias Política
 

02/09/2009 - 15h29

No QG da Satiagraha, Protógenes anuncia que vai tocar "seu atabaque pelo PCdoB"

Rosanne D'Agostino
Do UOL Notícias
Em São Paulo
Atualizado às 17h16

O primeiro passo do delegado Protógenes Queiróz a uma candidatura nas eleições de 2010 foi dado nesta quarta-feita (2), no mesmo local usado por ele no comando da operação Satiagraha como quartel-general da ação que culminou na prisão do banqueiro Daniel Dantas em julho de 2008.

Protógenes é notificado pela PF de processo administrativo sobre Maluf

Protógenes Queiroz foi notificado nesta quarta-feira que enfrentará mais um processo administrativo dentro da Polícia Federal, pouco antes de confirmar que vai se filiar ao PC do B. O processo administrativo é relativo à sua conduta na investigação contra o atual deputado e ex-prefeito paulistano Paulo Maluf (PP-SP)


Protógenes convocou entrevista coletiva no hotel São Paulo Inn para anunciar oficialmente sua filiação ao PCdoB, que já vinha sendo delineada, como adiantou o próprio delegado com exclusividade em entrevista ao UOL Notícias.

Pouco antes, o delegado recebeu notificação de que enfrentará mais um processo administrativo dentro da Polícia Federal.

"Eu vou tocar meu atabaque, e hoje vou tocar com mais vontade, e seguir no cumprimento do meu dever nesse partido que tem um significado histórico, que é o PCdoB", afirmou Protógenes, fazendo referência ao poema "O tocador de atabaque", de Eduardo Alves da Costa. O delegado, que afirmou ser "um cristão católico praticante, com inserção em todos os credos religiosos", não confirmou a que cargo eletivo se candidatará. "Isso será decidido somente três meses antes das eleições, baseado em pesquisas."

O PCdoB deve divulgar ainda hoje números que colocam o delegado como nome forte ao Senado. "Sem pesquisa é palpite, mas seria uma forte opção", afirmou o presidente do partido, Renato Rabelo.
  • Flávio Florido/UOL

    Protógenes Queiroz nos estúdios do UOL, onde deu entrevista exclusiva em março deste ano


Protógenes adiantou que fará parte da base aliada do governo Lula, com cujo partido já iniciou conversas. "Tive uma conversa fraterna e aberta com o PT, andamos tendo contatos que acabaram nesta segunda confirmando minha participação na base aliada do governo", disse o delegado, que se encontrou nesta semana com o presidente da sigla, Ricardo Berzoini.

Protógenes também voltou a criticar o governo de José Serra, citando confronto ocorrido nesta semana em Heliópolis. "Existem questões prioritárias em cada Estado. Esse simbolismo de que o PSDB possui bons administradores tradicionalmente está provado que não existe, senão o sistema de segurança pública não estaria falido", alfinetou.

Protógenes afirmou que "o começo já foi dado". "Elegemos um operário, a classe subiu ao poder e governa com maestria. É para reafirmar e apoiar esse compromisso que estamos aqui neste partido", finalizou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,05
    3,860
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h25

    1,82
    99.404,39
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host