UOL Notícias Política
 

22/09/2009 - 15h11

Governador do MS xinga Minc e depois pede desculpas

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo
Atualizado às 18h55

Puccinelli é favorável à cana na região do Pantanal

  • Folha Imagem
O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), usou palavrões nesta terça-feira (22) para atacar o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, por defender a descriminalização da maconha e promover ações ambientais no seu Estado. Em reunião com empresários, o peemedebista afirmou que Minc é "viado fumador de maconha".

Em entrevista coletiva no fim da tarde, o governador pediu desculpas "na hipótese de [os comentários] terem gerado ofensa ao ministro". "As críticas direcionadas ao ministro do Meio Ambiente restringem-se ao ambiente técnico e político dos assuntos de interesse do Mato Grosso do Sul e também do ministério", afirmou ele, em nota oficial distribuída a jornalistas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Minc afirmou que Puccinelli "é um truculento ambiental que quer destruir o Pantanal com a plantação de cana-de-açúcar. Essa declaração revela o seu caráter".

As principais críticas de Puccinelli ao ministro se referem ao Zoneamento Agroecológico da Cana, que proíbe o uso da Bacia do Alto Paraguai para a formação de usinas e plantações. O governador afirmou na mesma reunião que não pretende utilizar o entorno do Pantanal para indústria, e sim para lavouras de cana, de forma que áreas erodidas sejam recuperadas.

Em seguida, Puccinelli, em tom de brincadeira, perguntou se Minc participaria da Meia-Maratona Internacional do Pantanal, marcada para 11 de outubro. "Eu o alcançaria e estupraria em praça pública", afirmou.

A disputa pelo governo do Mato Grosso do Sul é um dos entraves para aliança nacional entre PT e PMDB em torno da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Puccinelli deve se candidatar à reeleição, mas enfrenta resistência do ex-governador Zeca do PT.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,11
    3,339
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,30
    61.087,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host