UOL Notícias Política
 

05/11/2009 - 16h30

Expedito Júnior desiste de recurso, e Sarney empossa novo senador

Ivan Richard
Da Agência Brasil
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deu posse na tarde desta quinta-feira (5) ao empresário Acir Gurgacz como senador da República. Ele assume no lugar de Expedito Júnior (PSDB-RO), que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por compra de voto e abuso de poder econômico nas eleições de 2006.

Substituto de Expedito Júnior responde a mais de 200 processos na Justiça

O novo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu a aprovação do projeto que prevê "ficha limpa" para os parlamentares que assumem os mandatos no Congresso. Ele responde a mais de 200 processos na Justiça comum e Eleitoral



A posse de Acir Gurgacz (PDT-RO) ocorreu depois que Expedito Júnior retirou o recurso que havia apresentado à Mesa Diretora da Casa pedindo para ter direito à defesa, no Senado, da cassação determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e referendada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quinta-feira passada (29), o STF determinou que a Mesa Diretora do Senado acatasse imediatamente a decisão do TSE de cassar o mandato do tucano. No entanto, na terça-feira (3), ela acatou recurso de Expedito, o que adiou a posse de Gurgacz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,05
    3,860
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h25

    1,82
    99.404,39
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host