Veja as propostas dos candidatos de SP para os problemas da cidade

Do UOL, em São Paulo

  • Arte UOL

Na enquete "Avalie sua Cidade", do UOL, os internautas paulistanos apontaram os principais problemas da cidade --e que serão os maiores desafios para a pessoa que comandará o município nos próximos quatro anos. Para os internautas, as principais preocupações são: segurança, corrupção, transporte e trânsito, saúde, ruas esburacadas, emprego e educação. A enquete "Avalie sua Cidade" não tem valor científico.

Com base nisso, o UOL foi atrás das promessas dos candidatos mais bem colocados nas últimas pesquisas para combater esses problemas. Confira o que prometem João Doria (PSDB), Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB) e Fernando Haddad (PT) para cada uma destas áreas:

SEGURANÇA

Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo

João Doria (PSDB)

Integrar as polícias militar e civil à Guarda Civil Metropolitana (GCM), que adotará um modelo de policiamento "orientado para problemas", e evitar mobilizar agentes da corporação para aplicar multas de trânsito.

Celso Russomanno (PRB)

Aumentar o efetivo da Guarda, com capacitação de profissionais e integração entre polícias militar, civil e GCM. Ampliar o sistema de monitoramento eletrônico, fortalecer os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança Pública) e colocar barreiras policiais em torno da região da Cracolândia.

Marta Suplicy (PMDB)

Criar um Centro Municipal de Segurança Integrada, com reorganização e reestruturação da GCM, e retomar da Operação Delegada, quando PMs de folga trabalham para a prefeitura. Aumentar o número de câmeras de vigilância e monitoramento, fazer melhorias no sistema de iluminação pública e maior intercâmbio entre GCM e polícias civil, militar e federal.

Fernando Haddad (PT)

Integrar a base de dados do município a de outras instâncias do país. Expandir opções de lazer, cultura e esporte nas regiões periféricas, bem como do programa De Braços Abertos, que remunera usuários de crack que prestam serviço à prefeitura. Alinhar a GCM à atuação comunitária. Instalar câmeras inteligentes nos postes da cidade.

CORRUPÇÃO

iStock

João Doria (PSDB)

Fortalecer a estrutura da Controladoria Geral do Município e criar uma infraestrutura ética na prefeitura, na forma de uma Agência Municipal de Ética, responsável por difundir o código de conduta para gestores, servidores e fornecedores. Criar um Conselho Municipal de Ética formado por representantes da sociedade, para trabalhar em conjunto com a ouvidoria e a Agência Municipal de Ética, e criar ouvidorias em cada Prefeitura Regional (como ele promete organizar as atuais subprefeituras).

Celso Russomanno (PRB)

Combater a corrupção por meio da transparência e do acesso às informações públicas e pela implementação mais efetiva da ouvidoria pública e das consultas públicas. Prover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da política, programa, projeto, ação ou omissão pública através de diversos mecanismos e canais democráticos de prestação de contas, assegurando transparência, responsabilização e o efetivo controle social.

Marta Suplicy (PMDB)

Dar transparência aos atos e gastos públicos, bem como a todos os contratos, e informatizar os sistemas internos e dos serviços públicos, o que ampliará o acesso e o controle conjunto da própria população. Fortalecer a Controladoria Geral do Município, nomeando um promotor de Justiça, para garantir sua independência.

Fernando Haddad (PT)

Fortalecer políticas de descentralização administrativa e ampliar a participação popular no planejamento e Orçamento da cidade, com o intuito de simplificar e facilitar acesso a informações. Desburocratizar processos de gestão e garantia de nova política salarial aos servidores municipais e de transparência nas ações governamentais.

TRANSPORTE E TRÂNSITO

Marcelo D. Sants/Frame/Estadão Conteúdo

João Doria (PSDB)

Elevar a velocidade máxima permitida nas marginais, "readequar" o monitoramento por radares, aprimorar o sistema de corredores de ônibus (com atributos de BRT), criar linhas de ônibus interbairros, ampliar linhas de ônibus noturnas, "modernizar" o bilhete único e promover campanhas de educação no trânsito, fazer concessões de faixas exclusivas de ônibus ao setor privado.

Celso Russomanno (PRB)

Fazer um estudo de impacto sobre o Uber. Ampliar faixas exclusivas de ônibus, terminais urbanos e ciclovias, que teriam integração mais fácil com estações de metrô e trem. Revisar a redução do limite de velocidade e a implementação de radares e lombadas eletrônicas. Não aumentar as tarifas do transporte público.

Marta Suplicy (PMDB)

Investir na melhoria dos corredores de ônibus, além de racionalizar linhas e facilitar a recarga do bilhete único. Manter o Uber e retirar os impostos dos taxistas para reduzir as tarifas. Implantar ciclovias em áreas periféricas e integrá-las a outros meios de transporte. Retirar radares 'pegadinha'.

Fernando Haddad (PT)

Expandir faixas exclusivas de ônibus e ciclovias, com melhoria na sinalização e de informações disponíveis nos pontos, de olho na redução do tempo médio de viagem. Manter os limites de velocidade nas marginais, com foco na redução de vítimas de trânsito. Melhorar calçadas e priorizar a mobilidade a pé.

SAÚDE

Diego Padgurschi/Folha Imagem

João Doria (PSDB)

Em um ano, zerar fila de 100 mil pessoas esperando por exames, parceria com hospitais privados para atender usuários do SUS de madrugada ('Corujão'), contratar 800 médicos para atender na periferia, reforço no atendimento primário, reforma e ampliação de UBSs (Unidades Básicas de Saúde), acelerar a informatização com criação de prontuário eletrônico e Cartão SUS e hierarquizar o atendimento descentralizado

Celso Russomanno (PRB)

Concluir 22 UBSs e reformar as já existentes, com reativação do hospital Sorocabana e finalização de 13 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Ampliar o Saúde da Família, bem como o número de médicos e reformulação da jornada de trabalho. Integrar atenção básica, especializada, hospitalar e Samu

Marta Suplicy (PMDB)

Ampliar a cobertura do Saúde da Família em 50% e o número de leitos disponíveis com reforma e construção de hospitais. Informatizar o sistema de saúde e criar a Coordenadoria de Fiscalização para analisar o atendimento. Estimular parcerias com universidades para atrair médicos, implementar o 3º turno nos hospitais e contratar 2.000 médicos.

Fernando Haddad (PT)

Ampliar o acesso às UBSs e ao Saúde da Família, além da reabertura do hospital Sorocabana. Criar consultórios de rua e facilitar acesso de moradores de áreas periféricas com mais hospitais. Reestruturar o plano de carreira para médicos e também de redes de cuidado

RUAS ESBURACADAS

Luiz Claudio Barbosa/Código 19/Estadão Conteúdo

João Doria (PSDB)

Descentralizar a Secretaria de Infraestrutura e Obras e distribuir a função para as Prefeituras Regionais, que terão maior agilidade e autonomia orçamentária para resolver os problemas de zeladoria urbana nos bairros e regiões da cidade.

Celso Russomanno (PRB)

Colocar para funcionar o serviço Tapa-Buraco, que é de responsabilidade da Coordenação de Manutenção e Infraestrutura Urbana para os necessários serviços de reparo e manutenção, para o preenchimento dos buracos em vias públicas pavimentadas.

Marta Suplicy (PMDB)

Fazer um "choque de zeladoria" nos primeiros seis meses de gestão, com melhoria do asfalto, Operação Tapa-Buraco, limpeza, pintura e recuperação de calçadas. Além disso, melhorar a qualidade do asfalto utilizado nos serviços de recapeamento e organizar a logística para que esses serviços sejam realizados rotineiramente.

Fernando Haddad (PT)

A Operação Tapa Buraco é um trabalho permanente, que deve ser aprimorado de forma contínua. Em média, as subprefeituras reparam 630 buracos por dia nas ruas da cidade. Em 2015, os reparos realizados corresponderam a uma área de 1,96 milhão de metros quadrados.

EMPREGO

iStock

João Doria (PSDB)

Fomentar o empreendedorismo, com criação do Poupatempo Empreendedor e Empreenda SP (com desburocratização e capacitação de profissionais), criação de frentes de trabalho emergenciais e implantação do Mutirão de Emprego, com reinserção de pessoas ao mercado de trabalho.

Celso Russomanno (PRB)

Reforçar e avançar na estratégia de polo tecnológico, promoção do empreendedorismo e investimento em qualificação profissional em articulação com os Centros de Apoio ao Trabalhador (CATs). Fomentar o turismo na cidade para que o turistas fique na cidade nos fins de semana, o que movimentará a economia.

Marta Suplicy (PMDB)

Ampliar o programa Primeiro Emprego com banco de oportunidades e vagas e criação de programas de qualificação profissional. Implantar Casas do Empreendedor e do Poupatempo do Empreendedor. Investir na região central, com revitalização de ruas de comércio e implantação do Circuito das Compras. Ampliar programas de incentivos fiscais, sobretudo nas zonas leste e sul.

Fernando Haddad (PT)

Estimular a capacitação de micro e pequenas empresas e promover políticas públicas de economia solidária. Desenvolver ruas de comércio, assim como dar incentivo ao comércio popular. Criar programa TER (Trabalho, Educação e Renda), voltado à formação profissional dos jovens e promoção de igualdade e inclusão na geração de empregos.

EDUCAÇÃO

Eduardo Anizelli/Folhapress

João Doria (PSDB)

Ampliar acesso à educação integral, com foco no currículo e aprendizagens, modernização do ensino com uso de ferramentas como tablets e wifi. Aumentar o número de CEUs (Centros Educacionais Unificados) e de creches (neste caso, com possíveis parcerias com organizações sociais). Promover a valorização contínua de professores.

Celso Russomanno (PRB)

Ampliar e melhorar a qualidade das creches, com garantia de vagas para todas as crianças de 4 e 5 anos na rede pública municipal. Reduzir o número de alunos por classe e promover o ensino integral e a qualificação de professores. Desenvolver uma política de combate à violência nas escolas.

Marta Suplicy (PMDB)

Ampliar o sistema de educação infantil, sobretudo em regiões periféricas, com investimento na capacitação de professores e melhoria da merenda. Concluir oito CEUs e criar 50 mil vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos. Reestruturar o sistema de transporte escolar gratuito

Fernando Haddad (PT)

Ampliar a oferta de vagas para crianças de 0 a 3 anos e na educação em período integral. Valorização dos CEUs como polos de integração, com aprimoramento de ações para democratização do acesso à educação. Ampliar o uso de inovações tecnológicas nas escolas e na qualificação de professores.

Confira o plano de governo e as propostas de campanha nos sites de cada candidato:

João Dória (PSDB): plano de governo e site oficial

Celso Russomanno (PRB): plano de governo e site oficial

Marta Suplicy (PMDB): plano de governo e site oficial

Fernando Haddad: plano de governo e site oficial

UOL Cursos Online

Todos os cursos