Com apoio de 22 partidos, Jonas Donizette (PSB) é reeleito em Campinas

Thiago Varella

Colaboração para o UOL, em Campinas

  • Reprodução/Facebook

    Com uma coligação de 28 partidos, Donizette venceu a disputa já no 1º turno

    Com uma coligação de 28 partidos, Donizette venceu a disputa já no 1º turno

Jonas Donizette (PSB), 51, foi reeleito prefeito de Campinas (SP). O atual prefeito teve uma votação expressiva em atingiu 66% dos votos válidos no primeiro turno às 19h45, com 94% das urnas totalizadas. Em segundo lugar, bem distante, ficou Artur Orsi (PSD), 46, com 15,6% dos votos válidos, seguido por Marcio Pochmann (PT), 54, ex-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), com 14,5%. 

Logo após a confirmação de sua reeleição, Donizette afirmou que a vitória tem um significado especial: uma nova etapa para "unir Campinas". "Minha candidatura venceu em todas as regiões da cidade e em todas as faixas de renda e escolaridade.  Valeu a pena, mas nós precisamos fazer mais. Podemos e vamos fazer um governo ainda melhor do que o primeiro."

Nascido em Monte Belo (MG), o radialista trabalhou em várias emissoras de Campinas antes de ingressar na política. Elegeu-se vereador em 1992 pelo PSDB e, nas duas eleições seguintes, foi reconduzido ao cargo. Migrou para o PSB em 2001. Em 2002, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, fato que se repetiu em 2006. Quatro anos depois, começou seu primeiro mandato como deputado federal.

A eleição deste ano marcou a quarta candidatura seguida para a Prefeitura de Campinas. Em 2004, ficou na quarta posição. Quatro anos depois, foi o terceiro colocado. Somente em 2012, foi eleito prefeito pela primeira vez, quando obteve 315.488 votos no 2º turno.

Na eleição deste ano, Jonas foi muito criticado por seus adversários por contar com uma extensa coligação de 23 partidos, a Campinas Olhando pra Frente (PPL / PSB / PP / PTB / PMDB / PSL / PTN / PSC / PR / PPS / DEM / PSDC / PRTB / PMN / PMB / PV / PSDB / PC do B / PROS / PT do B / SD / PRP / PRB). O candidato sempre rebateu as críticas afirmando que o amplo apoio era fruto de um processo de "pacificação política" na cidade. Nos últimos anos, Campinas enfrentou a cassação de dois prefeitos, Hélio de Oliveira Santos, que tentou se candidatar novamente neste ano, e Demétrio Vilagra.

Também disputaram o cargo Dr. Helio (PDT), 66, Edson Dorta (PCO), 54, Jacó Ramos (PHS), 42, Marcela Moreira (PSOL), 35, Marcos Margarido (PSTU), 63 e Surya Guimaraens (Rede), 35.

Jonas vai governar uma cidade de 1.080.113 habitantes, a 3ª maior do Estado de São Paulo, de acordo com dados de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 51.347 bilhões (dados de 2013 do IBGE) e IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,805 (a média nacional é 0,727), o 17º do Estado. Este mesmo levantamento mostra que o município tem expectativa de vida de 76 anos e renda per capita de R$ 1.390,83.

Saúde, educação, segurança... É tudo culpa do prefeito?

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos