PSB oficializa apoio "irrestrito" a Freixo no segundo turno do Rio

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

  • Pablo Jacob - 2.out.2016/O Globo

    Marcelo Freixo, candidato do PSOL à Prefeitura do Rio, vota no domingo (2)

    Marcelo Freixo, candidato do PSOL à Prefeitura do Rio, vota no domingo (2)

O PSB anunciou nesta sexta (7), após decisão de sua executiva nacional em Brasília, o apoio formal do partido à candidatura de Marcelo Freixo (PSOL) à Prefeitura do Rio de Janeiro. Ele disputa o segundo turno das eleições com Marcelo Crivella (PRB), que até agora não tem nenhum apoio formal de legendas. 

Segundo nota divulgada pelo PSB, a legenda decidiu "prestar apoio irrestrito" a Freixo. Na terça (4), o presidente do partido, Carlos Siqueira, já havia endossado o candidato do PSOL.

As executivas municipal e estadual da legenda se reuniram esta semana para decidir sobre a posição no segundo turno, mas decidiram passar à direção nacional o ponto final sobre o tema.

De acordo com nota divulgada no site do deputado federal Hugo Leal (PSB-RJ), presidente da executiva estadual, isto aconteceu "em face da divisão local" entre adotar uma posição de neutralidade e o apoio a Freixo --o senador Romário (PSB-RJ) apoia Crivella e tem feito campanha ao lado do candidato do PRB. 

Márcia Foletto/Ag.O Globo
Romário, que é do PSB, chegou a fazer campanha ao lado de Crivella no primeiro turno

O apoio do PSB a Freixo é mais um capítulo dos embates entre a direção nacional do partido e Romário. O senador chegou a ser pré-candidato a prefeito, mas não quis disputar o cargo e acabou destituído da presidência do partido no Rio por decisão de Siqueira.

No fim de setembro, em plena campanha eleitoral, Romário aprofundou a divisão ao anunciar apoio a Crivella.

Na quarta (5), PT, PSTU e políticos da Rede anunciaram apoio a Freixo. A candidata do PCdoB, Jandira Feghali, que tinha o PT em sua coligação, já havia anunciado apoio ao candidato do PSOL, assim como o candidato da Rede, Alessandro Molon.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos