Ibope Porto Alegre: Marchezan tem 45% das intenções de voto; Melo, 33%

Flávio Ilha

Colaboração para o UOL em Porto Alegre

O deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB) saiu na frente do atual vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB) na disputa de segundo turno pela Prefeitura de Porto Alegre. Pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira (10) aponta Marchezan com 45% das intenções de voto, contra 33% de Melo. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Desconsiderando os votos brancos e nulos, que somaram 18% na pesquisa, e os eleitores que não souberam ou não quiseram responder, com 4%, Marchezan tem entre 62% e 54% dos votos, enquanto Melo aparece com intenção de voto entre 46% e 38%. O candidato tucano também lidera na pesquisa espontânea, com 35% contra 26% do peemedebista.

Segundo o instituto, apenas 19% dos eleitores consultados disse que ainda podem mudar de ideia sobre seu voto. Além disso, metade dos 602 entrevistados disse acreditar que Marchezan sairá vitorioso, independentemente de sua intenção de voto. Do total de entrevistados, 79% disseram que sua opção para o segundo turno é definitiva.

O resultado da pesquisa deve acirrar ainda os ânimos da campanha, marcada por debates com intensa troca de ofensas. Nesta terça-feira (11) recomeça a campanha gratuita no rádio e na televisão, com duas inserções diárias de 10 minutos de cada candidato.

No primeiro turno foram apenas 20 minutos por dia divididos entre oito concorrentes. Além desses blocos fixos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) prevê para os candidatos 70 minutos diários em inserções de 30 segundos no rádio e na televisão. A propaganda se inicia com o candidato tucano Nelson Marchezan Júnior, mais votado em 2 de outubro.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos