Fortaleza: Datafolha indica prefeito reeleito; Ibope aponta empate técnico

Do UOL, em São Paulo

Divulgada neste sábado (29), a mais recente pesquisa Datafolha para a disputa pela prefeitura de Fortaleza (CE) indica que o prefeito Roberto Claudio (PDT) será reeleito para o cargo no segundo turno da eleição que ocorre neste domingo (30). Já levantamento do Ibope aponta empate técnico entre o atual prefeito e o candidato Capitão Wagner (PR).

Segundo o Datafolha, Roberto Claudio soma 56% dos votos válidos, contra 44% de Capitão Wagner, uma diferença de 12 pontos percentuais. Para o Ibope, o candidato do PDT tem 52% dos votos válidos, contra 48% do candidato do PR, com diferença de 4 pontos percentuais, o que representa empate técnico na margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.

Da conta dos votos válidos, são excluídos os votos brancos/nulos e os de quem não sabe ou não respondeu.

Datafolha

Segundo o Datafolha, Roberto Claudio tem 48% do total de votos para prefeito, enquanto Capitão Wagner soma 37%. De acordo com o levantamento, 7% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou anular o voto; outros 8% não sabem ou não responderam.

O Datafolha ouviu 1.748 eleitores nos dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Encomendada pelo jornal "O Povo", de Fortaleza, a pesquisa foi registrada com o número CE-00052/2016.

Ibope

Na pesquisa do Ibope, o atual prefeito contabiliza 46% do total de votos, e o candidato do PR, 42%. A sondagem mostra que 9% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou anular o voto; e outros 3% não sabem ou não responderam.

Contratado pela TV "Verdes Mares", o Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 23 e 29 de outubro. A margem de erro da pesquisa, de acordo com o instituto, é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A sondagem foi registrada com o número CE-07118/2016.

Último dia

Neste sábado, véspera do pleito, Roberto Claudio comandou carreata pelas ruas de Fortaleza e, por meio de suas redes sociais, comemorou o resultado da pesquisa Datafolha: "Gratidão e esperança são os nossos sentimentos hoje ao ver o resultado da última pesquisa do segundo turno, divulgada neste sábado", escreveu.

Capitão Wagner também realizou carreata pelas ruas da capital cearense neste sábado.

Perfil em rede social

Na noite de sexta-feira (28), o juiz eleitoral José Krentel Ferreira Filho determinou a retirada do ar do perfil do candidato Capitão Wagner no Facebook, por ter publicado vídeo difamatório contra seu adversário, Roberto Cláudio. No mesmo dia, Wagner já tinha sido impedido pela Justiça Eleitoral de apresentar seu último programa eleitoral na TV, após descumprir uma das regras na inserção que foi ao ar à tarde e que seria reexibida à noite.

Na quinta-feira (27), a Justiça também mandou suspender propaganda no rádio de Wagner em que ele apresentava o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) como presidente do Senado.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos