Em Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB) é reeleito prefeito

Aline Brelaz

Colaboração para o UOL, em Belém

  • Rúbio Marra/Futurapress/Estadão Conteúdo

    Zenaldo Coutinho (PSDB) foi reeleito prefeito de Belém

    Zenaldo Coutinho (PSDB) foi reeleito prefeito de Belém

Zenaldo Coutinho (PSDB) foi reeleito neste domingo (30) prefeito de Belém (PA), vencendo o adversário Edmilson Rodrigues (PSOL) no segundo turno das eleições municipais. A eleição do candidato tucano mantém no poder o mesmo grupo político que governa o Pará há 20 anos e a Prefeitura de Belém há 12 anos.

Com 100% das urnas apuradas, Zenaldo tinha 52,33% dos votos contra 47,67% de Edmilson.

Ainda não é garantido, porém, que o tucano poderá ser empossado e completar seu próximo mandato. 

No último dia 19, Zenaldo foi multado e punido com a cassação do registro de sua candidatura  pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Ele foi acusado de usar a estrutura pública para fazer propaganda de si mesmo fora do período permitido por lei, após uma série de publicações feitas no perfil do Facebook da prefeitura. O tucano recorreu e pode continuar na campanha. 

Agora reeleito, há dúvidas se poderá assumir. Advogados consultados pelo UOL se dividem sobre o tema. Para alguns juristas, Zenaldo pode assumir normalmente e governar até que haja uma decisão final, quando o processo for julgado em última instância, pelo Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Para outros, o tucano só poderia assumir em 1º de janeiro se, antes dessa data, um julgamento em segunda instância mudasse a decisão inicial.

Histórico político

Em 2004, o PSDB apoiou o candidato do PTB, Duciomar Costa, contra a candidatura do PT. Costa foi eleito e se reelegeu em 2008 com apoio maciço tucano. Em 2012, com Zenaldo, o PSDB conseguiu pela primeira vez vencer o pleito na capital paraense.

Zenaldo Coutinho, 55, é casado com Rosário Coutinho e pai de duas filhas. É bacharel em direito pela UFPA (Universidade Federal do Pará) e ingressou na política aos 21 anos. Exerceu mandato como vereador de Belém pelo então PFL; depois, elegeu-se deputado estadual por dois mandatos, presidiu o parlamento estadual paraense e, já no PSDB, se elegeu deputado federal por três mandatos. Também exerceu a função de secretário de Estado.

Antes de se eleger prefeito pela primeira vez em 2012, o tucano disputou a Prefeitura de Belém outras duas vezes. No primeiro turno da eleição deste ano, chegou a figurar nas pesquisas de intenção de votos em terceiro lugar, mas cresceu na campanha e conseguiu ir para o segundo turno como o mais votado, obtendo 31,02% dos votos válidos.

História da corrida

A disputa eleitoral, no primeiro turno, ficou centrada em três candidatos. Além de Zenaldo e Rodrigues, Eder Mauro (PSD), delegado de polícia e deputado federal, com um discurso que prometia resolver a questão da alta criminalidade na cidade, chegou a aparecer em segundo nas pesquisas, mas terminou em terceiro nas urnas.

As pesquisas do segundo turno apontaram os dois candidatos em empate técnico.

Zenaldo Coutinho vai governar uma capital com orçamento de R$ 3,5 bilhões e aproximadamente 1,5 milhão de habitantes. A capital paraense é a segunda cidade mais populosa da Amazônia e tem um PIB per capita de R$ 25.772.207 anual, segundo o IBGE.

Belém tem um grave problema de saneamento básico: apenas 10% da capital dispõem de esgoto sanitário e menos de 50% das residências são conectadas à rede de esgoto. A capital paraense tem 1.043.219 eleitores, segundo o TRE-PA.

Saúde, educação, segurança... É tudo culpa do prefeito?

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos