Vitórias tucanas no interior de SP fortalecem nome de Alckmin para 2018

Do UOL, em São Paulo

  • Levi Bianco/O Globo

    Com apoio de Alckmin (centro), Doria foi eleito no primeiro turno na capital

    Com apoio de Alckmin (centro), Doria foi eleito no primeiro turno na capital

O PSDB já tinha sido o maior vitorioso no Estado de São Paulo no primeiro turno e, neste domingo (30), também conseguiu eleger mais filiados no interior. Nas cinco cidades da região que tinham disputa em aberto --Ribeirão Preto, Franca, Bauru, Sorocaba e Jundiaí-- os tucanos concorriam em três e venceram em duas. Além disso, o partido venceu também no ABC paulista, ganhando em Santo André e São Bernardo do Campo.

Ao todo, os tucanos comandarão 167 municípios paulistas (no primeiro turno foram 163 vitórias, incluindo a capital vencida por João Dória). O PSDB é o partido com mais prefeitos paulistas, seguido pelo PMDB, que conquistou 81 prefeituras.

No interior do Estado, os candidatos tucanos contaram com o apoio da administração de Geraldo Alckmin para conquistar a prefeitura.

Um exemplo é Ribeirão Preto, cidade com 674 mil habitantes onde o deputado estadual Duarte Nogueira venceu o vereador Ricardo Silva (PDT). Durante a campanha, o governador subiu ao palanque para pedir votos a Nogueira.

Em Jundiaí, o vitorioso foi o tucano Luiz Fernando Machado, que derrotou Pedro Bigardi (PSD).

A derrota tucana ocorreu em Franca, onde o ex-prefeito Sidnei Rocha, 73, foi derrotado por Gilson de Souza (DEM).

Já os democratas confirmaram o favoritismo e venceram em Sorocaba, onde o vereador José Crespo, filho de um ex-prefeito da cidade, superou o candidato Raul Marcelo (PSOL).

Em Bauru, onde os tucanos não lançaram candidato próprio e se coligaram ao candidato do PV, Raul Gonçalves, o vitorioso acabou sendo Clodoaldo Gazzetta, do PSD.

Alckmin ganha força em concorrência interna por 2018

O sucesso eleitoral do PSDB em São Paulo dá força ao projeto de Geraldo Alckmin de se tornar o candidato do partido à eleição presidencial de 2018. Depois da eleição em primeiro turno de seu afiliado político João Dória, à revelia de grupos dentro do próprio partido, o governador paulista se fortaleceu.

Ciro Gomes pode ser o nome apoiado pelo PT para 2018

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos