Pesquisas apontam empate em 7 capitais e 4 prefeitos reeleitos

Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

As últimas pesquisas eleitorais sobre as intenções de votos para o segundo turno, que será realizado neste domingo (30), apontam um cenário acirrado em sete capitais, onde há um empate técnico entre os dois candidatos que disputam o governo municipal. São elas : Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Vitória, Belém, São Luís e Aracaju.

Os levantamentos também apontam para a reeleição dos atuais prefeitos em ao menos quatro capitais brasileiras: Maceió, Manaus, Recife e Macapá.

Cerca de 33 milhões de eleitores de 57 cidades em 20 Estados devem voltar às urnas para escolher seus prefeitos. Das 26 capitais, 18 terão votação. Pela lei eleitoral, o segundo turno pode ser realizado nos municípios com mais de 200 mil eleitores. O resultado deve ser conhecido ainda na noite de domingo.

RESULTADOS APERTADOS

Belo Horizonte

Na capital mineira, Alexandre Kalil (PHS) ultrapassou numericamente João Leite (PSDB) nas pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas neste sábado (29). No entanto, levando em conta a margem de erro, há empate técnico entre os candidatos.

Considerando a intenção de votos válidos (excluindo brancos, nulos, não sabem e não responderam), a pesquisa Ibope indica Kalil com 53% e Leite com 47%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, Kalil tem 52% das intenções de votos válidos e Leite tem 48%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Curitiba

Também estão tecnicamente empatados os candidatos à Prefeitura de Curitiba, Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD), de acordo com a pesquisa Ibope deste sábado. A capital paranaense tem uma das disputas mais acirradas no país: Greca tem 51% e Leprevost, 49%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Vitória

Outra capital onde o resultado ainda está indefinido, segundo a pesquisa Ibope deste sábado, é Vitória. O atual prefeito, Luciano Rezende (PPS), tem 51% e Amaro Neto (SD), 49%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Aracaju

A capital de Sergipe também mostra resultado ainda incerto entre Edvaldo Nogueira (PC do B) e Valadares Filho (PSB). Nogueira aparece com 49% dos votos válidos e Valadares Filho, com 51% em levantamento divulgado neste sábado. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 28 e 29 de outubro. A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) sob o protocolo SE-00226/2016. O levantamento foi encomendado pela TV Sergipe.

Belém

Na capital do Pará, o atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB), está tecnicamente empatado com o ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL). Coutinho tem 51% dos votos válidos e Rodrigues, 49% em pesquisa Ibope divulgada neste sábado. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

São Luís

A capital do Maranhão, com disputa apertada, também tem indefinição entre Edivaldo Holanda Júnior (PDT), atual prefeito, e Eduardo Braide (PMN). De acordo com levantamento do Ibope divulgado na última quinta-feira (27), Júnior tem 52% dos votos válidos e Braide, 48%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, há empate técnico.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 25 a 27 de outubro em São Luís. A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral Maranhão (TRE-MA) sob o protocolo MA-03448/2016. O levantamento foi encomendado pela TV Mirante.

Fortaleza

A capital do Ceará tem uma situação peculiar. O atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT), será reeleito segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado. Ele aparece com 56% dos votos válidos contra 44% de Capitão Wagner (PR). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Já pelo levantamento do Ibope, também deste sábado, os dois candidatos estão empatados tecnicamente. Cláudio tem 52% e Wagner, 48%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

PROVÁVEIS REELEITOS

Recife

Datafolha e Ibope deste sábado apontam para a reeleição do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), com diferença numérica de ao menos 18 pontos percentuais sobre João Paulo (PT).

Segundo o Ibope, Júlio tem 59% das intenções de votos válidos contra 41% de João Paulo. No Datafolha, o candidato do PSB aparece com 60% dos votos válidos contra 40% do petista.

Maceió

Na capital de Alagoas, Rui Palmeira (PSDB), atual prefeito, deve se reeleger com grande vantagem, de acordo com a pesquisa Ibope desta sexta-feira (28), vencendo Cícero Almeida (PMDB). O tucano tem 64% das intenções de votos válidos contra 36% de Almeida.

Manaus

Artur Virgílio Neto (PSDB), atual prefeito de Manaus, aparece com 54% dos votos válidos na pesquisa Ibope desta sexta-feira contra 46% de Marcelo Ramos (PR), o que indica que deve ser reeleito.

Macapá

O atual prefeito de Macapá, Clécio Luís (Rede), aparece na liderança, com 61% dos votos válidos contra 39% de Gilvam Borges (PMDB), conseguindo assim sua reeleição, segundo pesquisa Ibope desta sexta-feira.

DEMAIS CIDADES

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o senador Marcelo Crivella (PRB) mantém a liderança de intenções de voto de acordo com pesquisas divulgadas neste sábado pelo Datafolha e pelo Ibope.

Segundo o Ibope, o candidato do PRB aparece com 57% contra 43% de Freixo. De acordo com o Datafolha, Crivella tem 58% das intenções dos votos válidos e Freixo tem 42%.

Porto Alegre

Na capital gaúcha, a pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira indica a vitória de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) sobre Sebastião Melo (PMDB). O tucano aparece com 56% dos votos válidos contra 44% de Melo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 26 a 28 de outubro em Porto Alegre. A pesquisa eleitoral, encomendada pela RBS TV, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) sob o protocolo RS-00439/2016.

Florianópolis

A pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira sobre Florianópolis indica que será eleito Gean Loureiro (PMDB), que tem dez pontos de vantagem sobre Angela Amin (PP), considerando os votos válidos. O candidato do PMDB tem 55% e a adversária do PP, 45%.

Goiânia

Na capital de Goiás, Iris Rezende (PMDB) deve vencer Vanderlan (PSB), segundo aponta pesquisa Ibope deste sábado. Rezende aparece com 57% dos votos válidos e Vanderlan, com 43%.

Campo Grande

Entre as outras capitais do centro-oeste que terão segundo turno, Campo Grande deve eleger Marquinhos Trad (PSD), segundo pesquisa do Ibope desta sexta-feira, com diferença de dez pontos numéricos sobre Rose Modesto (PSDB). Trad aparece com 55% dos votos válidos contra 45% de Modesto.

Cuiabá

Na capital do Mato Grosso, o candidato Emanuel Pinheiro (PMDB) deve bater com grande vantagem o tucano Wilson Santos (PSDB), também de acordo com o Ibope divulgada na sexta-feira. Pinheiro tem 61% dos votos válidos contra 39% de Santos.

Porto Velho

Na capital de Rondônia, levantamento do Ibope divulgado nesta sexta-feira mostra Dr. Hildon (PSDB) com 62% dos votos válidos contra 38% de Léo Moraes (PTB). A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 25 e 27 de outubro em Porto Velho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) sob o protocolo RO-01257/2016. O levantamento foi encomendado pela "Rede Amazônica".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos