Geraldo Julio critica PEC: é erro cortar social e não gastos do governo

Do UOL, em São Paulo

Reeleito no Recife com mais de 60% dos votos válidos, o prefeito Geraldo Julio (PSB) criticou nesta segunda-feira (31) a PEC 241, que propõe o congelamento de gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, limitando os aumentos à inflação durante o período. Em entrevista ao portal NE10 e ao UOL, o prefeito disse que há erros na medida e que são necessários estudos e discussões para implementação dos ajustes.

"Ser contra a PEC como ela está não é ser contra o ajuste fiscal. Ela contém erros. Não pode congelar gastos da saúde, da educação, e não congelar gastos financeiros do governo. Vai restringir o social e permitir gastos financeiros, isso é um erro. Tem um desequilíbrio nisso. O Brasil precisa de um conjunto de propostas. A reforma da previdência precisa ser discutida. Precisa ver em que base vai acontecer para a gente poder se posicionar", defendeu.

Ainda no cenário nacional, o prefeito reeleito se mostrou inclinado a apoiar uma candidatura do seu partido, o PSB, em detrimento de uma aliança com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) nas eleições presidenciais de 2018, mas ressaltou que a legenda tomará uma decisão em conjunto. Atualmente, Márcio França, líder do partido em São Paulo e vice-governador de Alckmin, defende que o PSB seja vice em uma chapa com o candidato do PSDB.

"O PSB ainda tem que fazer discussões internas para se posicionar sobre 2018. Existem pessoas que defendem posição de candidatura própria. Elegemos mais de 400 prefeitos, resultados expressivos. Acho que o partido já tem importância para ter uma candidatura própria, mas discussões ainda vão acontecer. O mais importante é que o PSB chegue unido para 2018", afirmou.

Prefeito reeleito em Recife defende candidatura própria do PSB em 2018

Críticas à centralização de recursos federais

Na gestão municipal, Júlio defende que o Governo Federal repasse mais receita para os municípios e aponta a descentralização de recursos como uma das alternativas contra a crise financeira que atinge os governos municipais de várias cidades do país.

"A gente vive em um momento em que municípios têm sido penalizados. Primeiro com o pacto federativo, em que os recursos ficam em Brasília. Antes, eles eram descentralizados. A distribuição perdeu a proporcionalidade que tinha em 1989, é uma situação que precisa ser resolvida, tem que dar mais autonomia aos municípios. Os recursos precisam estar nos municípios, é coisa que precisa ser vista, uma pauta supernecessária. Os municípios precisam de recursos federais, alguns estão sem conseguir pagar folha de pagamento, tem que descentralizar", avaliou.

Geraldo Julio defende maior repasse do Governo Federal aos municípios

O prefeito reeleito também exaltou o controle financeiro em sua gestão e disse que conseguiu ampliar a capacidade de investimentos de sua prefeitura durante o período de crise.

"A gente já fez um grande ajuste fiscal, criei a controladoria geral, portal da transparência, foi considerado pela ONG contas abertas o melhor do Brasil. Aumentamos capacidade de investimento de 6% da receita para 12% da receita, em momento de profunda crise. A crise existe, para todo mundo. Vou continuar fazendo como estou fazendo, a crise não começou em 2017".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos