Prefeito eleito, Greca chama de "sandice" ocupação de colégios em Curitiba

Do UOL, em São Paulo

O engenheiro Rafael Greca (PMN), eleito prefeito de Curitiba neste domingo (30) ao derrotar o deputado estadual Ney Leprevost (PSD), declarou nesta segunda-feira (31), em entrevista ao UOL, considerar uma "sandice" as ocupações de escolas na capital paranaense. Para o futuro mandatário da capital paranaense, a cidade "não acolheu essa ideia" e há um "uso político" das ocupações por parte dos jovens.

"É uma sandice tentar defender uma bandeira de educação ocupando uma escola, impedindo os jovens de fazerem o Enem no próximo sábado (5). O diálogo deve existir, o que não deve existir é o uso político da escola, isso é odioso", afirmou Greca, que venceu o segundo turno do pleito municipal com 53,25% dos votos válidos.

Ex-ministro do Esporte e Turismo do governo FHC, Greca afirmou que não há sentido para os estudantes ocuparem as escolas na cidade, movimento que chamou de "nefasto" e "perverso". "O que há de produtivo para a sociedade eles ficarem de noite dentro de uma escola, consumindo drogas e depois se esfaquearem, se matarem?", questionou, fazendo referência à morte do estudante Lucas Eduardo Araújo da Mota, de 16 anos, no último dia 24 de outubro, dentro do Colégio Estadual Santa Felicidade.

Eleito prefeito de Curitiba pela segunda vez –governou o município entre 1993 e 1996, à época pelo PDT--, desta vez Greca concorreu por um partido considerando "nanico", o PMN. Para ele, sua vitória se deve ao fato de os curitibanos desejarem a volta de uma cidade em que "o SUS funcionava e os serviços públicos eram exemplares", como, segundo ele, ocorria durante sua gestão.

RAIO-X: CONFIRA QUAIS SÃO AS PROMESSAS DE GRECA PARA SEU NOVO MANDATO EM CURITIBA

Para o prefeito eleito, "a ideia de tirar Curitiba do vermelho" ajudou em sua eleição. "Curitiba não quer saber de partidos políticos controlando as estruturas de serviço público". Greca também disse que vai "limpar" a prefeitura de "tudo que é excrecência, que é interesse alheio à história da cidade". Questionado sobre o que seria a "excrecência" a que se referia, afirmou se tratar de "companheirada empregada em cargos públicos". "A ideologia é um veneno que destrói as estruturas sociais. Não sou de esquerda nem direita, meu partido é Curitiba", completou.

Frase polêmica

Greca também foi questionado sobre uma frase polêmica dita no dia 22 de setembro, durante uma sabatina, quando afirmou ter vomitado "por causa do cheiro [de uma pessoa pobre]". Após a repercussão negativa da declaração, o então candidato do PMN pediu "perdão" e disse que a frase foi tirada do contexto em que foi proferida. Ao UOL, o prefeito eleito disse que a "repetiria sempre que desse uma aula de serviço social".

"O educador social tem que entender a dificuldade e o despojamento necessário que ele tem que ter [para exercer a função]", defendeu-se. Greca ainda afirmou que demonstrará durante seu mandato que se empenhará para fazer o "resgate social" da população das classes mais baixas da pirâmide social.

"Vocês me aguardem nas madrugadas frias de Curitiba fazendo resgate social, que é uma coisa que me dá grande alegria", afirmou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos