Eleições 2018

Ao Vivo

Acompanhe debate UOL, Folha e SBT entre candidatos ao governo de SP

19/09/2018

Termina aqui o minuto a minuto

Terminamos aqui o minuto a minuto do debate organizado por UOL, Folha e SBT entre os candidatos ao governo de São Paulo. Agradecemos a companhia e audiência de todos!

Cientista político comenta sobre futuro da campanha e novo vídeo de Temer

Marchetti também comenta sobre os próximos passos na disputa em SP: ?Agora vai ser um período que eles vão analisar muito os pontos do cenário político nacional?. Ele aponta que a disputa para Presidência já tem reflexo no estado e que Doria está evitando citar Alckmin: É curioso. Deve haver um reposicionamento dele. O Ibope revela um desempenho melhor do Bolsonaro aqui que o Geraldo Alckmin. Ele deve colar mais na questão do antipetismo?. Já outros candidatos, como Marcelo Cândido, Rodrigo Tavares e Lisete citam seus presidenciáveis.

Durante o debate, o presidente Michel Temer (MDB) divulgou um vídeo criticando João Doria. Para Marchetti, ?é bastante revelador como SP é importante para o cenário nacional? e é preciso lembrar que Skaf é do mesmo partido que Temer. Ele aposta agora em um vídeo com resposta de Doria.

Cientista político faz avaliação do debate ao governo de SP

O cientista político Vitor Marchetti avaliou ao fim do debate o comportamento dos candidatos. Ele apontou que Paulo Skaf foi bastante conservador e evitou os confrontos. Já Luiz Marinho e João Doria partiram mais para o confronto direto.

Avaliando a pesquisa Ibope, que foi divulgada durante o debate, o cientista político ressalta que Skaf e Doria continuam na frente, longe dos outros adversários. Já Luiz Marinho cresceu três pontos e pode ainda subir mais ?pelo histórico do voto petista no estado?, enquanto o governador Márcio França continua patinando.

Cândido diz ter sido preparado pela vida para ser governador

Marcelo Cândido (PDT) disse ter sido “preparado pela vida” para ser governador, mencionando a formação em universidade pública e a experiência como prefeito. “Muitos dos problemas que você vive e sente, que te faz perder a esperança, eu também vivi e senti. Quero devolver a São Paulo o que o Estado me deu. Quero dar ao meu povo o testemunho da minha capacidade de gerenciar”, disse nas suas considerações finais. 

França conta história de mãe de filho com autismo para pedir voto

Márcio França se apresentou como “o novo governador de São Paulo”. Contou uma história de quando concorria à Prefeitura de São Vicente para mostrar ao eleitor que é confiável e cumpre com suas promessas. Disse que quando foi eleito prefeito pela primeira vez foi procurado por um grupo de mulheres que queriam uma escola para crianças autistas. Ele estabeleceu um compromisso com uma delas, que morreu sem ter visto a promessa ser cumprida. “Recebi das mãos da irmã dela uma carta”, contou dizendo que nela a mulher cobrava a promessa. “Eu criei a escola dos autistas e ela está lá até hoje. Meu compromisso eu cumpro. Eu tenho preparo, experiência, conto com seu voto. Todo mundo aqui já fez o que fez no Brasil. Vamos pensar em algo diferente”, diz.

Aos Fatos, equipe de checagem de dados
Doria cita prazo de 42 dias para exame de imagem, mas dado não está disponível

"Hoje, o tempo necessário para exame [de imagem, ultrassonografia, radiografia e tomografia] em SP é de 42 dias", João Doria (PSDB)

INSUSTENTÁVEL. Em sua fala, o candidato João Doria afirmou que há a informação da espera das filas no site da Prefeitura de São Paulo. Em uma pesquisa no portal, não foi possível localizar essa informação.

Em uma checagem anterior, Aos Fatos relatou que, apesar de o candidato ter zerado as filas em 83 dias após o início do programa, o tempo de espera por exames cresceu ao longo do mandato de Doria. Um relatório do TCM (Tribunal de Contas do Município) mostra que o tempo médio atual de espera chega a 99,7 dias. Os dados são de maio de 2017.

Em maio deste ano, um levantamento da Folha de S.Paulo apontou que, dos 163.473 exames na fila em fevereiro, 130.474 demoravam mais que 60 dias para serem realizados.

Skaf diz que “sabe fazer” e pede oportunidade ao eleitor

Skaf falou que não aceitou coligações para conseguir fazer um governo com “pessoas competentes e sérias”. Pediu a oportunidade de ser governador dizendo que “todos falam, mas todos já tiveram a oportunidade”. Prometeu trabalhar para melhorar segurança pública, lutar contra as drogas, violência contra a mulher, diminuir as filas na saúde, gerar empregos. “Isso tudo eu sei fazer, preciso de uma oportunidade”

Rodrigo Tavares termina colando sua imagem a de Jair Bolsonaro

Rodrigo Tavares (PRTB) usou as considerações finais para colar sua imagem ao candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro. “Vou fazer o que o nosso presidente fará pelo Brasil. Fortalecer a segurança pública, tornar o Estado mais eficiente, trazer o desenvolvimento necessário apostando em tecnologia, simplificação, para atrair o investimento privado”, disse . Tavares terminou pedindo o voto daqueles que apostam em uma “candidatura que pode renovar, não tem rabo preso e vícios do passado”.

Doria diz que PSOL invade propriedades, e Lisete o chama de "propagandeiro"

Durante o debate promovido com os candidatos ao governo de São Paulo, por UOL, Folha e SBT, nesta quarta-feira (19), João Doria (PSDB) atacou o PSOL, através da candidata Lisete Arelaro, afirmando que o partido costuma fazer invasões de terra e proteger pessoas com a ficha suja.

A candidata contrapôs o tucano, relembrando que Doria incorporou a uma casa de sua propriedade parte do terreno que pertencia à prefeitura de Campos do Jordão, no interior. Depois de ter sido condenado pela Justiça a devolver a área pública, o tucano comprou a viela junto à gestão municipal.

Leia mais
Doria fala da sua biografia e promete investimentos privados

?Eu comecei minha vida trabalhando duro aos 13 anos. Com trabalho duro farei uma boa gestão à frente do governo de SP?, promete Doria. ?É possível gerar mais empregos em SP com investimentos internacionais privados?, diz o ex-prefeito de São Paulo, que prometeu saúde, habitação, educação e segurança melhores em um novo governo do PSDB.