Operação Lava Jato

Lula acompanhará julgamento em 2ª instância no sindicato dos metalúrgicos

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

  • Ricardo Stuckert/Instituto Lula

    4.abr.2016 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gesticula para manifestantes durante um ato em defesa do mandato da então presidente Dilma Rousseff em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos

    4.abr.2016 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gesticula para manifestantes durante um ato em defesa do mandato da então presidente Dilma Rousseff em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos

Berço político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), será o local de onde o petista acompanhará o julgamento de seu recurso no TRF-4 (Tribunal Regional Federal) em Porto Alegre, nesta quarta-feira (24). A audiência terá transmissão online.

A informação foi confirmada oficialmente pela assessoria do Instituto Lula, que não precisou o horário em que o ex-presidente estará no sindicato. Integrantes de centrais sindicais e movimentos sociais que organizam o ato pró-Lula na praça da República, no mesmo dia, às 17h, confirmaram ao UOL convite para acompanhar o petista no sindicato. Também estarão presentes dirigentes partidários.

Na terça (23), Lula irá a Porto Alegre para participar de um ato previsto para as 17h na Esquina democrática, centro da cidade. "Eu amanhã estou indo para Porto Alegre agradecer a solidariedade do povo que está se manifestando", confirmou o ex-presidente durante encontro nesta segunda com líderes de centrais sindicais.

Leia também:

Foi no sindicato do ABC que Lula despontou, no final dos anos 1970, para a luta sindical que o notabilizou como um dos principais líderes políticos do país. Também na entidade nasceu a CUT (Central Única dos Trabalhadores), que atualmente defende a candidatura de Lula à Presidência e organiza, juntamente com as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o ato em solidariedade ao petista na praça da República.

O último grande ato de que Lula participou no sindicato dos metalúrgicos foi há quase um ano, quando o local abrigou o velório da ex-primeira-dama Marisa Letícia. Ela morreu em fevereiro do ano passado por complicações decorrentes de um AVC (acidente vascular cerebral) do tipo hemorrágico e depois de ficar dez dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês.

Na ocasião, Lula, emocionado, chamou de "facínoras" aqueles que "levantaram leviandades" contra a mulher --que era ré, ao lado dele, em processos da operação Lava Jato.

Lula será julgado no TRF-4 na quarta-feira (24) no caso do tríplex do Guarujá (SP). Em primeira instância, ele foi condenado pelo juiz Sergio Moro a 9 anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo a sentença, Lula recebeu R$ 2,2 milhões em propina da construtora OAS na forma do apartamento e nas reformas realizadas no imóvel. Os advogados de Lula afirmam que não há prova dos crimes e que evidências da inocência do ex-presidente foram ignoradas.

Caso a condenação seja mantida, o petista, que lidera as principais pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018, pode ficar inelegível.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos