Após condenação no TRF-4, PT diz que Lula será candidato

Do UOL, em São Paulo

  • André Lucas/UOL

    Após condenação de Lula, manifestantes fazem atos pelo país

    Após condenação de Lula, manifestantes fazem atos pelo país

A presidente do PT e senadora Gleisi Hoffmann (PR) afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o candidato ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano, apesar da decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) de condenar o petista a mais de 12 anos de prisão.

"Se pensam que história termina com a decisão de hoje, estão muito enganados, porque não nos rendemos diante da injustiça", disse, em nota oficial do partido. 

Segundo a presidente do partido, os votos foram "claramente combinados dos três desembargadores". Por unanimidade, o tribunal confirmou a condenação de Lula e aumentou a pena para 12 anos e um mês, em regime fechado. O juiz Sergio Moro havia condenado Lula a 9 anos e meio de prisão.

"O resultado do julgamento do recurso da defesa de Lula, no TRF-4, com votos claramente combinados dos três desembargadores, configura uma farsa judicial. Confirma-se o engajamento político-partidário de setores do sistema judicial, orquestrado pela Rede Globo, com o objetivo de tirar Lula do processo eleitoral."

A nota afirma que a candidatura de Lula será registrada em 15 de agosto. "Não vamos aceitar passivamente que a democracia e a vontade da maioria sejam mais uma vez desrespeitadas", disse.

"Os partidos de esquerda, os movimentos sociais, os democratas do Brasil, estamos mais unidos do que nunca, fortalecidos pelas jornadas de luta que mobilizaram multidões nos últimos meses. Hoje é o começo da grande caminhada que, pela vontade do povo, vai levar o companheiro Lula novamente à Presidência da República", completa.

Em nota lida no Jornal Nacional pelo apresentador William Bonner, as Organizações Globo se manifestaram sobre a citação de Gleisi. O grupo afirmou que a referência feita pela presidente do PT era "desrespeitosa, despropositada e fora da realidade".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos