Com Lula preso, PT se reúne em Curitiba para planejar campanha de seu líder

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Teixeira - 26.mar.2018/Estadão Conteúdo

    Lula durante viagem pela região Sul, em março

    Lula durante viagem pela região Sul, em março

Mesmo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, o Diretório Nacional do PT, principal instância na hierarquia partidária petista, se reúne nesta segunda-feira (23) em Curitiba para definir o calendário do lançamento de sua pré-campanha eleitoral por todo o Brasil.

Antes de ir para a cadeia, Lula vinha mantendo uma agenda movimentada. Desde o segundo semestre do ano passado, o ex-presidente fez viagens pelas regiões Nordeste e Sul, além dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e participava com frequência de eventos do PT e de sindicatos em São Paulo. 

Lula planejava passar ainda no primeiro semestre pela região Norte, o que daria continuidade ao intenso ritmo de pré-campanha. Além das viagens, a rotina tradicional de um candidato a presidente inclui a participação em debates e sabatinas, a gravação de programas eleitorais, reuniões para a formação de alianças e definição de programa de governo. Até o momento, o PT não deixou claro como será a campanha de um candidato presidencial que está preso.

Lula cumpre pena de 12 anos e um mês após a condenação em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex, da Operação Lava Jato, o que também pode deixá-lo inelegível pela Lei da Ficha Limpa. A defesa do petista afirma que não há provas dos crimes imputados a ele.

O PT mantém a estratégia de reforçar o discurso de que Lula é inocente e está sendo alvo de uma perseguição política e jurídica. O comando do partido insiste que registrará a candidatura de Lula sob qualquer circunstância e se recusa a falar em "plano B".

Pesa o fato de que, mesmo na cadeia e possivelmente inelegível, Lula liderou os cenários em que foi incluído na pesquisa Datafolha divulgada no dia 15, com 30% ou 31% das intenções de voto, dependendo dos candidatos apresentados aos entrevistados.

A viabilidade jurídica da candidatura de Lula poderá ser definida só em 17 de setembro, a três semanas do primeiro turno, data limite para a Justiça Eleitoral julgar todos os pedidos de registro de candidatura. A campanha eleitoral começa um mês antes, em 16 de agosto.

A ex-presidente Dilma Rousseff também estará em Curitiba na segunda e vai participar da reunião do PT. Não está confirmado se ela vai tentar visitar Lula. Dilma participa de um evento, às 18h, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos