Pré-candidato, Temer começa a intensificar viagens para defender governo

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

  • Alan Santos/PR

    14.abr.2018 - Discurso do presidente Michel Temer na Cúpula das Américas, sua última viagem

    14.abr.2018 - Discurso do presidente Michel Temer na Cúpula das Américas, sua última viagem

Pré-candidato à reeleição pelo MDB, o presidente Michel Temer começa a intensificar a agenda de viagens pelo Brasil a partir deste sábado (28). A ideia é que, em discursos, ele defenda as ações de seu governo e ressalte dados positivos, especialmente na economia.

No sábado, ele irá para Uberaba, em Minas Gerais, participar da abertura da 84ª ExpoZebu (Exposição Internacional de Gado Zebu). Temer deve retornar a Brasília no domingo, dia em que tradicionalmente recebe aliados no Palácio do Jaburu, residência da Vice-Presidência, onde ainda mora.

Na segunda-feira (30), segue para Ribeirão Preto, interior de São Paulo, para participação na 25ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação). O presidente costuma valorizar eventos do setor agropecuário, um dos que mais contribuem para a manutenção do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. A feira também deverá receber outros pré-candidatos à Presidência, como o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

Há ainda a possibilidade de que ele viaje a alguma outra cidade na terça (1º), data em que se comemora o Dia do Trabalhador, para anunciar um eventual reajuste do Bolsa Família. Em reunião nesta quinta (26) no Planalto, no entanto, não se chegou a um percentual final.

Na quarta (2), o presidente não deverá viajar a fim de acompanhar a votação no Congresso de projeto de lei que remaneja recursos para o pagamento de dívida não paga de R$ 1,5 bilhão da Venezuela e de Moçambique.

Na próxima quinta (3), Temer e comitiva deverão ir a Barretos, também em São Paulo, para visita ao Hospital do Câncer da cidade. A ida será definida ao longo da semana, segundo a Presidência.

Além dessas viagens mais consolidadas, a Presidência estuda idas de Temer ao Nordeste em um futuro próximo, como ao interior da Bahia. Segundo pesquisa Ibope do início de abril, o Nordeste é a região em que Temer é pior avaliado apesar do aumento de sua popularidade no local em comparação aos últimos meses.

A última vez em que Temer havia viajado para compromisso oficial dentro do país foi em 9 de abril. Na ocasião, ele compareceu à cerimônia de posse do ex-ministro do Planejamento Dyogo Oliveira na presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no Rio. Em 13 e 14 deste mês, Temer foi a Lima, no Peru, para participar da Cúpula das Américas.

Embora ainda não confirme seu ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles como o candidato do MDB à Presidência, uma possibilidade discutida no Planalto é a de que Temer se mostre como candidato à reeleição, inclusive para não permitir que o MDB perca força nas negociações eleitorais, até abrir espaço para Meirelles no segundo semestre.

O ex-ministro da Fazenda foi confirmado pelo MDB como o pré-candidato oficial à Presidência do partido a ir a evento da Frente Nacional dos Prefeitos no início de maio em Niterói. Meirelles também segue com agenda intensa de viagens de eventos empresariais e solenidades. Nesta quinta, ele recebeu o título de cidadão goianiense, em Goiânia, Goiás. Meirelles nasceu em Anápolis, a cerca de 150 quilômetros da capital goiana.

Tanto Temer quanto Meirelles gozam de baixa popularidade. Segundo última pesquisa Datafolha, divulgada em 17 de abril, Temer conta com 70% de rejeição. A mesma pesquisa indica que ele atinge, no máximo, 2% das intenções de voto. Meirelles, que se licenciou do cargo e se filiou ao MDB para se lançar candidato à Presidência, alcança 1%. O levantamento foi feito entre os dias 11 e 18 de abril com 4.194 pessoas em 227 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos