PSB na Câmara exalta Joaquim Barbosa e diz torcer por candidatura

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    Deputado Júlio Delgado (PSB-MG), líder do partido na Câmara

    Deputado Júlio Delgado (PSB-MG), líder do partido na Câmara

Em meio a tratativas para converter o recém-filiado Joaquim Barbosa em pré-candidato do PSB à Presidência da República, o líder do partido na Câmara, deputado Júlio Delgado (MG), foi à tribuna do plenário da Casa na manhã desta quinta-feira (26) ler uma nota de saudação ao ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), em nome da bancada socialista.

"Nós, deputados federais do PSB, defendemos e apoiamos a candidatura de Joaquim Barbosa à Presidência do Brasil. Ainda está na ordem do dia ter coragem para mudar o Brasil", conclui o texto lido por Delgado, subscrita por 23 dos 26 deputados federais da legenda. A frase final retoma o slogan da campanha de Eduardo Campos em 2014.

Segundo o líder, os três que não assinaram estavam fora de Brasília nesta semana. "Mas nós tivemos a unanimidade da bancada do PSB", declarou.

Há uma semana, Barbosa afirmou que ainda não conseguiu convencer a si mesmo de que deve ser candidato, mas classificou como "muito bom" o resultado da pesquisa Datafolha divulgada no último dia 15, na qual obteve entre 8% a 10% das intenções de voto e chegou a ficar em terceiro lugar em cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Diante da hesitação do ex-ministro, Delgado fez questão de explicar que o manifesto não tinha como objetivo "intimidar ou pressionar quem quer que seja", mas sim "o espírito de saudar e de torcer".

A reportagem apurou que o sentimento dos parlamentares socialistas é que daqui a um mês todos os pré-candidatos já estarão em plena campanha e será hora de "começar a colocar o bloco na rua", como afirmou um deles ao UOL.

"Essa nota é para o povo brasileiro, que nós orgulhosos que estamos, a bancada de deputados federais, de termos uma pessoa, uma figura decente, honrada e ética para poder representar o nosso partido numa possível candidatura à Presidência da República numa quadra tão difícil como foi esse período de 2015 a 2018", comentou o líder.

Lembrando o que disse o presidente do PSB, Carlos Siqueira, na semana passada, após reunião de lideranças do partido com Barbosa, Delgado afirmou que "nós estamos construindo uma possível candidatura tijolo a tijolo". Os partidos têm até 15 de agosto para apresentarem o pedido de registro de candidatos.

E fez um aceno a possíveis aliados no processo eleitoral: "esse debate se dará em sintonia com todas as forças políticas e partidárias que de fato tenham compromisso em mudar o Brasil".

Exaltação

No manifesto, a bancada saudou a filiação de Barbosa, firmada no último dia 6 --véspera do fim do prazo para quem pretendia disputar cargos eletivos estivesse registrado em um partido--, e apontou que "a vida brasileira passa por um momento desafiador, em que a sociedade demonstra um profundo descrédito com a política e com seus agentes".

"Nesse momento, é fundamental resgatar a confiança do povo brasileiro e a estabilidade institucional. Sem esses dois pilares, a nossa democracia se enfraquece, impossibilitando um crescimento econômico sustentável, inclusive, e que tenha como eixo central a redução das profundas desigualdades que ainda prevalecem em nosso país", diz o comunicado.

Para os deputados do PSB, Barbosa representa "a defesa e a prática da ética republicana" e tem demonstrado identidade com os valores caros ao ideário do partido, "como a defesa de uma sociedade plural, humanista, inclusive e diversa, sem preconceitos e com respeito às diferenças em todas as suas dimensões".

"Também apresenta uma visão moderna de Estado, que busca no equilíbrio de sua atuação em parceria com o setor privado a forma mais efetiva de atender a população, preservar os seus ativos estratégicos e promover a soberania nacional", declarou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos