TSE aprova mudança de nome do PEN para Patriota

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

  • Ricardo Borges 10.ago.2017 /Folhapress

    Jair Bolsonaro, hoje no PSL, chegou a participar de evento promovido pelo PEN em 2017

    Jair Bolsonaro, hoje no PSL, chegou a participar de evento promovido pelo PEN em 2017

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta quinta-feira (26) a mudança de nome do partido PEN (Partido Ecológico Nacional), que agora passa oficialmente a se chamar Patriota.

A mudança de nome foi solicitada à Justiça Eleitoral em setembro do ano passado, quando o PEN negociava com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) para lançar sua candidatura à Presidência da República pela legenda.

Bolsonaro terminou migrando do PSC, sua legenda na época, para o PSL e preterindo o PEN.

O Patriota é o partido autor de uma das três ações que contestam no STF (Supremo Tribunal Federal) a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.

Nesta quarta-feira (25), o partido desistiu de um pedido de liminar (decisão provisória) que poderia apressar o julgamento do processo pelo STF. O presidente do partido, Adilson Barroso, justificou afirmando que o partido não quer ser acusado de beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O STF não tem previsão de quando poderá julgar as ações sobre prisão em segunda instância. A definição de uma data depende de decisão da presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, que tem resistido a colocar o tema em julgamento.

 O Patriota lançou o deputado federal Cabo Daciolo (RJ) como seu pré-candidato a presidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos